2018/11/06

Android beta foi apresentado há 11 anos


A versão 1.0 do Android só foi oficialmente lançada a 23 de Setembro de 2008 mas os trabalhos de preparação começaram bem antes, com a primeira versão beta do Android a ter sido apresentada há precisamente 11 anos.

O Android que hoje conhecemos está a anos-luz daquilo que foi disponibilizado na sua primeira versão, mas a caminhada até ao Android 9 Pie esteve longe de ser um percurso fácil, bem pelo contrário. Durante muitos anos assistimos ao domínio da Apple, sempre com novas ideias, que faziam do iOS um sistema operativo bem mais interessante que o Android da Google. Foi esta rivalidade que acabou por ajudar o Android a crescer, primeiro com o Android 4.4 Kit Kat, onde as optimizações no desempenho foram a grande preocupação da Google.

Com o Android 5.0 Lollipop foi tempo da Google se dedicar ao aspecto visual com a estreia do Material Design 1.0, tendo este recebido algumas rectificações um ano mais tarde no Android Marshmallow. Nesta altura, o Android começava a ser finalmente capaz de se bater com o iOS sem vergonhas, tanto em termos de desempenho, como em funcionalidades, como em design.

As versões seguintes foram trazendo melhorias progressivas, umas vezes em detalhes, outras vezes em projectos de fundo - de onde se destaca o Projecto Treble, que infelizmente tarda em mostrar a utilidade que o mundo Android há muito aguarda (actualizações a tempo e horas). Com o Android 9 Pie chegou o Material Design 2.0, acompanhado de optimizações de baixo nível, que permitem um comportamento mais rápido e inteligente do smartphone, com este último a ser capaz de aprender com os hábitos do utilizador.

Espreitem o vídeo que se segue para ver o quanto o Android evoluiu ao longo da última década, e tentem imaginar no que se poderá tornar daqui por mais dez ou onze anos.


6 comentários:

  1. copy past mal feito :)
    "A versão 1.0 do Android só foi oficialmente lançada a 23 de Setembro de 2018"

    devia ser
    "A versão 1.0 do Android só foi oficialmente lançada a 23 de Setembro de 2008"

    ResponderEliminar
  2. Se queremos ser puristas a primeira versão do android foi "alpha" tal e qual como o nome da versão...:P

    ResponderEliminar
  3. A versão anterior ao aparecimento do iPhone, que estava em preparação e foi para o lixo, não conta ;-)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. em portugal as primeiras versões aparecer lentamente foi v.1.6 .. uma era em que a nokia , htc e apple tinham uma posição forte ..

    ResponderEliminar