2018/11/06

Austrália testa Powerbanks Tesla partilhados


Depois de ter investido numa mega-bateria da Tesla, a Austrália avança agora com outro projecto piloto bastante interessante, disponibilizando Powerbanks comunitários partilhados.

Quem se interessa por energias renováveis já deverá estar familiarizado com as Powerwall da Tesla, baterias domésticas que permitem acumular energia gerada durante o dia, para ser utilizada à noite. Mas agora na Austrália surge uma modalidade talvez ainda mais interessante, recorrendo aos mais potentes Powerbanks da Tesla.

Os Powerbanks da Tesla são conjuntos de baterias de muito maior capacidade, criados para instalações industriais ou para apoio à rede (como de resto foi feito com a mega-bateria na Austrália). Por isso mesmo, não são o tipo de coisa que esteja ao alcance do público... até agora. Um projecto quer utilizar estes Powerbanks para disponibilizar baterias virtuais partilhadas. Cada cidadão pode subscrever o serviço e ter acesso a uma "bateria" com determinada potência, sem ter que se preocupar com espaço em casa ou custos de instalação adicionais. A energia que gerar durante o dia é contabilizada virtualmente e armazenada na sua fracção, e poderá utilizá-la à noite, tal qual como se tivesse uma Powerwall física instalada em casa.

As vantagens são imensas, a começar pela simplificação de todo o processo de instalação de baterias em residências individuais. E, dá gosto pensar que, num futuro não muito distante, este tipo de coisa poderia ser um requisito para alimentar prédios e bairros, promovendo uma utilização mais eficiente da energia eléctrica, e tirando partido da rede já existente para esse fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)