2018/11/27

AWS RoboMaker deixa criar e simular robots virtuais


Quem estiver interessado em criar robots capazes de mudar o mundo mas estiver frustrado por não ter capacidade para os construir, poderá criá-los e testá-los virtualmente com o AWS RoboMaker da Amazon.

A Amazon é uma das empresas que mais tem apostado e investido na automação dos seus armazéns, recorrendo a robots para tudo o que seja possível, e continuamente procurando formas de conseguir fazer ainda mais coisas. Não será por isso coincidência que disponibilize este AWS RoboMaker publicamente.

O RoboMaker é uma plataforma de desenvolvimento e simulação de robots, que utiliza o Robot Operating System (ROS), uma framework open-source criada especificamente para a utilização em robots. A integração com a AWS permite que os utilizadores possam ter acesso a toda a potência de processamento que for necessária, fazendo coisas como reconhecimento de objectos, pessoas, etc. para que não fiquem limitados pela capacidade de processamento do "pseudo-hardware" local.

O sistema permite até fazer a simulação de frotas de robots em grande escala, para contemplar situações como múltiplos robots a circular num armazém em simultâneo ou, se forem mais ambiciosos, imaginarem uma rede de transportes robotizada à escala de uma cidade. Pelo que, o céu é o limite, e assim não se podem queixar de não terem as ferramentas para o atingir.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)