2018/11/27

Metade dos sites de phishing são "seguros"

Se noutros tempos ver um "cadeado" na barra de endereços do browser poderia ser motivo para que os visitantes confiassem no site, hoje em dia há que tomar consciência de que não é esse o caso - sendo que metade dos sites de phishing já utiliza HTTPS e exibe o icon de ligação segura.

Nos últimos anos assistimos a uma forte campanha a favor da utilização de ligações seguras, com o Let's Encrypt a facilitar a obtenção de certificados gratuitos. Isso tem permitido criar uma internet mais segura, mas o processo tem também sido usado por todos aqueles que estão na internet à procura de potenciais vítimas, como os sites de phishing.

Os sites de phishing são sites falsos que replicam o aspecto dos sites pelos quais se estão a tentar fazer passar, como o de login numa conta da Google, Facebook ou PayPal; e metade deles também já utiliza ligações seguras HTTPS que poderão contribuir para iludir os utilizadores mais incautos que assumirem que o "cadeado" é sinal de legitimidade.

Importa por isso educar os utilizadores de que uma ligação segura não é garantia de que o site é legítimo; garante apenas que a ligação entre o computador do utilizador e o servidor que está a visitar é segura, mas nada garantindo quanto à questão desse site ser legítimo ou não. Isto torna-se ainda mais complicado no caso de sites que utilizem os "caracteres estranhos" para mascarar o seu endereço real e se fazerem passar pelos sites alvo (mas isso sendo uma questão que os browsers terão que resolver, para manter os utilizadores a salvo dessa táctica - e que também passa por não esconderem partes do endereço).

Não vale a pena tentar culpar a fácil obtenção de certificados e a popularização do HTTPS na web, pois isso contribui de facto para uma maior segurança de todos; mas há que estar consciente de que isto não será a solução mágica para evitar os sites de phishing ou com fins maliciosos. Sites esses que também se vão adaptando e tentando iludir as vítimas da melhor forma possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)