2018/11/08

China mostra apresentadores virtuais de notícias na TV


Se no cinema se vai temendo que actores e duplos sejam substituídos por personagens digitais, na China o mesmo já começa a acontecer para os apresentadores de notícias na TV.

Estes apresentadores "AI Virtual Anchor" da agência de notícias chinesa Xinhua são capazes de dar todas as notícias que sejam escritas, usando voz sintetizada e imagens geradas por computador. Neste caso, não se trata (ainda) de criar integralmente um apresentador virtual, já que as imagens têm por base gravações de apresentadores humanos reais, mas cujas imagens são manipuladas de forma a que leiam tudo o que se quiser.

Por um lado, temos a vantagem de que isto evita que um apresentador tenha que se sujeitar a horários ingratos apenas para dar notícias "sem interesse"; por outro lado, temos a parte que não se pode ignorar, de que isto permite que uma agência possa colocar um apresentador a dizer coisas que poderia não dizer na vida real - para não falar que, com esta tecnologia, o trabalho de um apresentador será resumido a um processo de captação de imagens iniciais... e depois deixa de ser necessário (restando saber se continuará a receber alguma compensação pelo direito de utilização da sua imagem).

Seja como for, mesmo que isso aconteça, será apenas uma questão de tempo até que nem isso seja necessário; pois num futuro não muito distante começará a ser possível criar personagens completamente digitais que façam este tipo de tarefas (e outras) sem qualquer diferença perceptível para uma pessoa real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)