2018/11/09

Files Go passa a Files by Google

Demonstrando alguma falta de visão - ou desfasamento da realidade - a Google revela-se surpreendida com o sucesso da sua app Files Go, agora rebaptizando-a para Files by Google, para que não fique associada às versões "minimalistas" Go.

Começa a ser preocupante o ciclo que se tem assistido de "evolução" do software, em que parece estar implícito que os programas / apps tenham obrigatoriamente que crescer de modo a ter cada vez mais funcionalidades e gastar cada vez mais recursos, que acabam por: 1) fazer com que continuem a ter eternamente um desempenho lento ou mediano, mesmo em dispositivos com hardware imensamente superior; 2) obrigar a que se criem versões "lite" das apps, mais adequadas aos equipamentos com hardware mais modesto.

É isso que se tem assistido em diversas empresas, e que no caso da Google deu origem à linha "Go", na qual se inseria o gestor de ficheiros Files Go. A app tem tido sido alvo de diversas melhorias, mas o mais preocupante é a Google parece ter ficado surpreendida com o sucesso da app, descobrindo que também os utilizadores com smartphones potentes preferem usar apps eficientes - ao ponto de lhe trocar o nome e remover a designação "Go": o File Go passa a ser o Files by Google.

A Google não quer que os utilizadores pensem que o Files Go se limitam apenas a dispositivos com Android Go (o que já seria estranho só por si, vindo de uma empresa que limitou o acesso às apps Go), e pretende que o novo nome ajude a app a chegar a ainda mais utilizadores - uma medida infeliz, já que continuava a ser mais prático e eficaz manter o "Go", que serviria de indicador de que se estava perante uma app minimalista e optimizada para a máxima eficiência. O meu receio é que agora, com a ânsia de fazer chegar o novo Files by Google a mais utilizadores e com mais funcionalidades, também esta app se venha a tornar numa app "normal"... que resultará na necessidade de uma nova app Files Go que se mantenha fiel ao seu propósito inicial.

1 comentário:

  1. Considerando que esta app é uma excelente app de gestão e navegação de ficheiros, eu percebo que a Google a desassocie do Go. Não têm nada de semelhante para todos os smartphones.

    Finalmente descobriram que muitos utilizadores pelos vistos querem uma forma eficiente de navegar e gerir ficheiros (por alguma razão o Solid Explorer é tão popular).

    Na minha opinião isto vai substituir o gestor de ficheiros default. E ainda bem!

    ResponderEliminar