2018/11/13

Gboard da Google ganha recomendação de stickers com A.I.


O teclado Gboard da Google há muito que deixou de ser "apenas" um teclado, repleto de funcionalidade que permitem dar todo um acrescento visual com emojis e stickers, e que agora passam a contar com auto-sugestão via A.I.

A Google adicionou mais umas dezenas de novas línguas e dialectos ao Gboard (nenhuma das quais será particularmente útil para os utilizadores portugueses), mas a principal novidade é o recurso à inteligência artificial para recomendar stickers, emoji e GIFs, com base naquilo que se estiver a escrever.

O sistema funciona como uma evolução do anterior sistema de pesquisa dos mesmos, sinalizando a sugestão de algo que tenha sido considerado apropriado através do botão na parte superior esquerda do teclado. Infelizmente, como já seria de prever, por agora é algo que funciona apenas em inglês... pelo que quem passar a maior parte do tempo a escrever em português terá que continuar à espera que a "inteligência" possa lidar com a nossa língua.

Também para evitar preocupações com o que está a ser enviado para fora do nosso smartphone, a Google clarifica que todo este processamento A.I. para sugestão dos "bonecos" que deverão acompanhar as nossas palavras é feito localmente no próprio smartphone.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)