2018/11/26

Hub WiFi-IR substitui todos os controlos remotos


Quem estiver a automatizar a sua casa e, no processo, se quiser ver livre de uma dezena de controlos remotos IR que tenha por lá, poderá consegui-lo com a ajuda de um hub WiFi-IR.

Criar uma casa inteligente é uma tarefa que é frequentemente dificultada pelo facto de haver necessidade de comunicar entre dezenas de dispositivos que falam "línguas" diferentes. Temos dispositivos mais modernos que já se poderão ligar à rede WiFi, mas ter outros que usam ZigBee ou Z-Wave, outros que usam RF, e ainda outros que utilizam o método mais tradicional dos controlos remotos, via IR.

É para lidar precisamente com estes últimos que existem hubs WiFi-IR que, como o nome indica, são capazes de "traduzir" comandos enviados via WiFi para comandos IR que poderão ser enviados para esses equipamentos.




Neste caso, este hub WiFi para IR tem um preço bastante acessível de 14 euros, podendo ser utilizado tanto por apps como a Smart Life e Tuya, como também integrado com o IFTTT, Google Home / Assistant, e Alexa.

Com um destes hubs, todos os dispositivos que possam ser controlados via IR - como televisores, rádios, sistemas AV, aparelhos de ar condicionado, e tudo o resto - passam a estar disponíveis para serem integrados nas nossas automações. Em vez de pagarem um balúrdio por um módulo do fabricante que permita controlar remotamente o ar condicionado, por menos de 15 euros podem começar a criar rotinas onde definem que o AC e TVs se devem desligar quando saem de casa - ou em resposta a um comando de voz.

6 comentários:

  1. Ora aqui está um aparelho que vai merecer abrir os cordões à minha bolsa.

    ResponderEliminar
  2. Continuo a nao achar q isso sirva, pelo menos no meu caso e no de muitas pessoas.
    Isto é tudo muito giro, mas esse tal aparelho, no meu caso, onde o vou pôr para que consiga apanhar todos os meus aparelhos? É q ja tive uma coisa similar da Logitech, um dos comandos harmony sem IR mas q trazia um aparelho deste tipo, mas depois onde quer q eu o metesse, haveria sempre um ou outro aparelho q n ficava na linha de visão e nao funcionavam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que por norma basta metê-lo "em qualquer canto", que a potência deles é suficiente para actuar todos os dispositivos na mesma divisão.

      Eliminar
  3. Dará para colocar vários no mesmo 'sistema'?
    Exemplos:
    Dois na mesma sala?
    Um no quatro, um na cozinha, dois na sala...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se for necessário.

      Eliminar
    2. Está aí a solução quer para o Nuno Guerreiro, quer para quem tiver que ligar a TV da sala e o ar condicionado do escritório.

      Eliminar