2018/11/28

Ikea e Xiaomi fazem parceria para IoT


Num futuro não muito distante, será possível controlar as as lâmpadas inteligentes IKEA a partir da app da Xiaomi.

A Xiaomi e a IKEA anunciaram uma parceria que irá permitir a integração dos produtos inteligentes da marca sueca no ecossistema da marca chinesa. A aposta da Xiaomi na área da automação doméstica é bem conhecida, e mais recentemente foi com especial agrado que vimos também a Ikea entrar neste sector.

O grande problema é que todo este segmento da automação e domótica continua a ser um grande quebra-cabeças onde nem sempre é possível fazer com que os sistemas de uns fabricantes funcionem em conjunto com outros. Com esta parceria, a utilização de produtos IKEA para quem já tem um sistema Xiaomi montado tornar-se-á bastante mais atractivo.


Por agora esta parceria IKEA e Xiaomi foca-se essencialmente no mercado chinês, onde os dispositivos inteligentes da Xiaomi têm já enorme aceitação, servindo para tornar a opção pelas lâmpadas IKEA mais apelativa; mas será inevitável que também os consumidores ocidentais venham a beneficiar desta integração. Afinal, já por cá temos muitas pessoas que se renderam ao gateway da Xiaomi e sensores de baixo custo Aqara, assim como as lâmpadas inteligentes Yeelight e tudo o mais que compõe a família crescente de dispositivos IoT da Xiaomi.

Esperemos que com este passo a IKEA possa fazer um pouco de pressão para que a Xiaomi também preste um pouco mais de atenção ao mercado ocidental, e resolva muitos dos detalhes que poderia / deveria resolver.

2 comentários:

  1. A primeira coisa que é muito importante resolver por parte da Xiaomi é possibilitar que o gateway da Xiaomi funcione com o servidor Alemão ou outro que venha a ser criado na Europa , a limitação ao servidor Chinês e muito penalizante para os utilizadores Europeus, é constante o serviço não estar disponível e quando não está o delay é imenso, fazendo com que os alertas cheguem muito atrasados ao nosso smartphone, espero que a Xiaomi melhore, porque de outra forma tenho de confirmar a regra , o barato sai caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens uma boa solução. Grande parte dos produtos da Xiaomi dão para integrar noutras aplicações tipo Home Assistant. Cria o teu servidor Home Assistant e migra os equipamentos para lá. Tens a vantagem de o servidor estar em tua casa, e os equipamentos apenas comunicam com o teu servidor em vez de irem à china e virem. Sabes lá o que fazem aos teus dados.

      Eliminar