2018/11/17

Indiegogo quer projectos com envios garantidos

A plataforma de crowdfunding Indiegogo parece (finalmente) querer libertar-se da sua imagem de associação a projectos "duvidosos", e promete avançar no próximo ano com uma secção de projectos com "envio garantido".

O crowdfunding veio possibilitar a concretização de grandes projectos que, de outra forma, poderiam nunca se ter tornado realidade; mas por outro lado veio também abrir todo um novo horizonte pronto a ser explorado por pessoas sem escrúpulos. No caso do Indiegogo, o tratamento dado a projectos que começavam a ser suspeitos sempre deixou a desejar (basicamente não fazendo nada) - e só agora parecem estar dispostos a reconquistar a confiança de apoiantes que já foram enganados.

A plataforma vai expandir aos projectos a mesma garantia "guaranteed shipping" que neste momento já está disponível no seu marketplace para venda de produtos. O que isto significa é que, para os projectos que forem sérios, poderão sujeitar-se a verificações adicionais, e só irão recebendo os fundos à medida que forem enviando os produtos prometidos aos apoiantes.

Talvez seja o que faz falta... pois depois de ter apoiado mais de duas dezenas de projectos, a forma como o Indiegogo lidou com os dois que se revelaram um falhanço fizeram-me afastar por completo de todos os projectos que lá aparecessem (no Kickstarter, felizmente, ainda não tive nenhum azar). Mas se no futuro surgir algum que me interesse e que tenha associado esta garantia... talvez volte a dar-lhes o benefício da dúvida

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)