2018/11/15

Mozilla classifica produtos pelo risco de invasão de privacidade


Estando-se em época de consumo redobrado por conta das promoções Black Friday e Cyber Monday, a Mozilla achou que seria adequado criar uma tabela que alertasse os consumidores para os riscos para a privacidade que alguns produtos podem representar.

A tabela da Mozilla conta com produtos que vão das consolas de jogos aos drones, sem se esquecer das colunas com assistentes digitais, câmaras de vigilância, earphones, e até balanças. Os resultados estão segmentados em três categorias "A little creepy / Somewhat Creepy / Very Creepy", com base no tipo de dados que exigem aos consumidores e também das práticas de segurança que usam (ou não usam).


Os produtos são avaliados em função de terem microfones, câmaras, tracking de localização, se usam encriptação nas comunicações, se usam passwords seguras, se têm actualizações de segurança automáticas, etc.

Sem grandes surpresas, produtos como o Amazon Echo e Google Home são considerados dos mais intrusivos, mesmo se tecnicamente os produtos são considerados "seguros". Por outro lado, há outros que aparecem com avaliação negativa sem que pareçam existir motivos para tal (como o caso do robot telecomandado BB-8 da Sphero).

Também não sei até que ponto se poderá penalizar uma câmara de vigilância por "gravar as imagens" (sendo esse o objectivo para o qual é comprada)... pelo que, embora esta tabela até seja um conceito interessante e válido, não se deve sobrepor a uma decisão informada por parte de quem sabe o que quer comprar e as concessões e riscos que isso pode representar.

2 comentários:

  1. Pelo que percebi do site a avaliação entre ''Not creepy'' a ''Very creppy'' são apenas para os usuários votarem consoante achem correto. A Mozilla não dá esse tipo de valores. Apenas cria a tabela que indica como funciona o produto.

    ResponderEliminar