2018/11/09

MS desactiva Windows 10 Pro legítimos


Bem a propósito da discussão sobre se as chaves low-cost para o Windows seriam recomendadas ou não, eis que uma série de utilizadores com Windows 10 Pro comprados de forma oficial têm estado a receber a mensagem de que o seu Windows foi desactivado e que terão que comprar uma nova cópia "genuína".

A desactivação de alguns Windows 10 Pro aconteceu a nível global, tendo conhecimento de alguns casos de computadores em empresas e utilizadores individuais em Portugal também afectados; e vem acompanhada pela estranha mensagem de que o sistema estará a utilizar uma licença do Windows 10 Home num sistema com o Windows 10 Pro. Há também quem esteja a receber erros idênticos no Windows Server 2016, e também a quem estivesse a tentar fazer o upgrade do Windows 10 Home para o Windows 10 Pro na loja da Microsoft.

A MS diz que se tratou de um problema com os seus servidores de autenticação do Windows, e que neste momento já estará resolvido; mas o que ainda não explicou foi a parte em que alguns dos utilizadores que contactaram o suporte técnico receberam a indicação de que o problema seria mesmo do seu Windows, e que teriam que comprar novas licenças - algo que algumas destas pessoas vieram a fazer!

... Não será isto suficiente para que a MS reconsidere e passe a disponibilizar o Windows 10 de forma gratuita ou a um preço tão simbólico que dispense toda a complexidade do sistema de autenticação? Ou será que acha admissível incidentes como estes, que penalizam os utilizadores que pagaram o preço completo pelos seus Windows? Já faz lembrar aqueles casos de jogos com DRM que os utilizadores legítimos são obrigados a "crackar" para poderem jogar depois das empresas encerrarem os servidores de autenticação... prejudicando os utilizadores que pagaram face aos que simplesmente optaram por usar uma versão pirateada.

4 comentários:

  1. Isso aconteceu ontem comigo no meu surface pro 4, dizia que a chave digital não podia ser verificada .

    ResponderEliminar
  2. Por aqui uso o 7, para o que faço chega bem e funciona muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Concordo que a MS devesse disponibilizar o Windows gratuito. Era uma belíssima forma de acabar com o negócio de quem promove a pirataria

    ResponderEliminar
  4. O meu windows 10 Pro, hoje quando o liguei de manhã, deu esse problema, mas cliquei apenas na solução de problemas e ficou de imediato resolvido.
    A minha chave foi comprada num site por 10€.
    Sempre temi que isto fosse abaixo, mas já depois de duas actualizações complexas continua a funcionar, ou seja, há dois anos que esta tudo a funcionar nas devidas condições.

    ResponderEliminar