2018/11/28

Samsung lança SSD 860 QVO de baixo custo para substituir discos tradicionais


Há muito que se espera por SSDs cujo preço seja competitivo com os dos discos tradicionais, e com a nova família de SSDs 860 QVO da Samsung ficamos bastante perto disso.

Estes SSDs são dos primeiros a chegar ao mercado com memórias QLC, que se vêm juntar às MLC e TLC. A diferença entre elas é que enquanto cada célula MLC tem capacidade para guardar 2 bits e cada célula TLC pode guardar 3 bits, uma célula QLC pode guardar 4 bits - o que representa um ganho de 50% e 33% na capacidade face a SSDs com as outras memórias.

Claro que nem tudo são vantagens. Estas células têm velocidades mais lentas e suportam menos ciclos de escrita, o que ajuda a explicar porque motivo as memórias MLC são usadas na linha PRO da Samsung, as TLC na linha EVO, e agora temos as QLC nesta nova linha QVO.

Um dos aspectos que melhor demonstra o aumento da capacidade de armazenamento por chip, é revelado ao se abrir o disco de 1TB, descobrindo-se que o SSD propriamente dito ocupa cerca de um terço do espaço da caixa!

Os pontos negativos das memórias QLC são minimizados através da utilização de uma cache de memória SLC de alto desempenho (como também já era feito em SSDs TLC), que nestes QVO é de 42GB para o SSD de 1TB e de 78GB para os de 2TB e 4TB. Com isto, estes SSDs comportam-se suficientemente bem em utilização normal, ao ponto de não se fazerem sentir (demasiado) as limitações destas memórias (só se superarem os valores da cache é que poderão ser confrontados com velocidades de escrita que caiem dos 520MB/s para cerca de 80MB/s). Mas mesmo assim, as vantagens são esmagadoras face a um disco convencional e, pela primeira vez, estamos a falar de SSDs que têm preços que começarão a ser competitivos com os discos convencionais de alto-desempenho.

... O único problema é que, neste momento, e devido às promoções, é possível encontrar SSDs 860 EVO, mesmo de 1TB, a preço mais baixo que o destes 860 QVO que deveriam ter um preço super-competitivo ($149 para 1TB, $299 para 2TB e $599 para 4TB). Mas isso deverá ser algo que deverá estabilizar ao longo das próximas semanas, sendo de esperar que estes SSDs QLC comecem a baixar de preço assim que mais marcas começarem a fazer chegar os seus modelos ao mercado.


Até lá, importa estar consciente do tipo de memória que cada SSD utiliza, para se saber o que se está a comprar...

1 comentário: