2018/11/16

Samsung One UI vai limitar temas gratuitos a 14 dias


A Samsung vai renovar o seu interface Android, que passará a ser designado por One UI, mas com isso chega também uma absurda limitação que impedirá os utilizadores de usarem um tema gratuito por mais de 14 dias.

O One UI com Android 9 Pie já está a ser disponibilizado pela Samsung no programa beta oficial nalguns países, mas entre as muitas novidades que serão bem vindas há uma novidade que seguramente não irá ser bem recebida pelos utilizadores. É que a Samsung quer incentivar a utilização de temas pagos na sua loja, e a forma como decidiu fazê-lo irá deixar muitas pessoas a coçar a cabeça: limitando a utilização de temas gratuitos a um máximo de 14 dias.



Quem utilizar um tema gratuito num Samsung com Android 9 / One UI, irá ser confrontado com algumas notificações sempre que se aproximar a data de "validade" do tema gratuito, passando automaticamente para o tema de origem do sistema no final do prazo.

Quer isto dizer que os utilizadores terão que mudar de tema gratuito de 14 em 14 dias, ou optar por um tema pago - algo que provavelmente não se sentirão muito tentados a fazer, considerando que estão a lidar com uma empresa que lhes está a retirar o direito de usarem temas gratuitos (com ênfase reforçado no "gratuito"!)

Está por esclarecer se no final do prazo os utilizadores poderão escolher novamente o tema gratuito que estavam a utilizar; mas mesmo que o possam fazer, até quando é que um utilizador aceitará ser chateado de duas em duas semanas, por causa de um tema? O mais provável é que simplesmente desista de o fazer, fazendo com que esta tentativa da Samsung acabe por ditar a morte dos temas (gratuitos e pagos).

... E quem gostar de personalizar o seu smartphone, mais rapidamente optará por recorrer a um launcher que lhe dê toda uma infinidade de possibilidades de afinação do seu aspecto (como o Nova Launcher e outros).


Actualização: a Samsung parece ter reconsiderado e mudado de ideias.

3 comentários: