2018/12/21

Samsung remove limite de utilização de temas gratuitos


A Samsung parece ter reconsiderado a polémica medida de limite de utilização de temas gratuitos na sua versão do Android 9 Pie do Samsung One UI.

Há cerca de um mês descobriu-se que na actualização para o novo Samsung One UI baseado no Android Pie, a Samsung tinha incluído uma inesperada limitação, que restringia a utilização de temas gratuitos (ênfase no gratuitos) a apenas 14 dias. Uma medida com a qual a Samsung visava incentivar a adopção de temas pagos... mas que obviamente recebeu um coro de críticas por parte de utilizadores e também dos próprios criadores de temas.

Também não tinha ficado claro como é que a Samsung pretendia evitar que os utilizadores simplesmente optassem por escolher novamente o tema (gratuito) em questão após os 14 dias - mas felizmente parece que não irá ser necessário descobrir isso, pois o aviso dessa limitação desapareceu da loja de temas nas versões mais recentes.

Embora ainda falte uma confirmação oficial, parece que a Samsung ouviu, em alto e bom som, a reacção da comunidade de utilizadores... e corrigiu o assunto antes dele potencialmente vir a matar por completo a utilização dos temas nos seus smartphones (ou, mais provavelmente, que incentivaria os utilizadores a procurarem outros launchers menos desesperados).

1 comentário: