2018/11/11

Tesla regista patente de ecrã dividido em 4 janelas


A Tesla é uma das marcas que mais tem investido na utilização de um touchscreen de grandes dimensões como painel de instrumentos nos seus automóveis, mas parece-me ser um pouco ridículo que chegue ao ponto de querer patentear um interface... com quatro janelas.

Não sei se serei apenas eu a achar que muitas das patentes que são registadas são completamente idiotas por se tratarem de coisas óbvias, mas parece-me que este caso da Tesla se enquadra perfeitamente nessa categoria. A Tesla acha ser merecedora de patente uma disposição do seu interface que conta com uma secção com icons no topo, acesso aos controlos de climatização em baixo e - a "novidade" - apresentar quatro secções independentes na área central do ecrã, vulgo "janelas".


Atenção que não estou a dizer que tal disposição não seja útil (seguramente será), a questão é apenas de que isto não constitui nenhuma novidade em termos de interfaces, e muito menos me parece que seja merecedora de uma patente!

[Windows 3.11 - já com mais que 4 janelas no ecrã!]

... Por outro lado, vivemos num mundo onde existem patentes para coisas como "compras num só clique" e outras que tais... pelo que se calhar é melhor não ter muitas esperanças quanto a evitar que se patenteiem coisas óbvias...

3 comentários:

  1. Partilho por inteiro a tua opinião, esse pedido de patente é patético...

    ResponderEliminar
  2. O problema destas patentes patéticas é evitar que alguém o faça antes e depois tenham problemas.
    Não vejo o problema sendo de quem patenteia mas de quem deixa patentear.

    ResponderEliminar
  3. Nem é nada de novo nos carros sequer

    https://www.carspadealer.com/wp-content/uploads/2016/07/Ford-Sync-2-to-factory-822-Screen-2.png

    ResponderEliminar