2018/12/03
Banco Central Europeu cria sistema TIPS para transferência interbancárias instantâneas
O Banco Central Europeu criou um sistema de transferência imediata de dinheiro - TIPS - para competir com serviços como o PayPal e outros, que têm tornado essas operações mais convenientes para os utilizadores.
Os bancos têm cobrado comissões de manutenção e comissões pelas transferências cada vez mais elevadas, a que se adicionam as inexplicáveis demoras que podem fazer com que uma transferência demore dois ou mais dias a chegar à conta de destino. O BCE sabe que essa situação não pode perdurar, e avança com um novo sistema para transferências imediatas.
O TARGET Instant Payment Settlement (TIPS) pode ser encarado como a resposta dos bancos aos serviços electrónicos como o PayPal, Apple Pay, Google Pay e outros. É destinado a empresas e cidadãos, proporcionando transferências que são efectivadas em segundos, independentemente das horas de funcionamento dos bancos aderentes, e com um custo de apenas 0.002 euros (compare-se com alguns dos nossos bancos, que estão a cobrar 1 euro por cada transferência!)
Infelizmente, por agora parece que ainda nenhum banco nacional aderiu a este TIPS (porque será?) sendo que mesmo em Espanha, França e Alemanha, os bancos que têm aderido são de pequena e média dimensão. Talvez seja uma daquelas coisas em que talvez fosse conveniente o BCE puxar dos galões e obrigar que todos os bancos a operar em espaço Europeu aderissem a este TIPS e o disponibilizassem aos seus clientes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPara pagar/transferir entre conhecidos, o melhor é o MB Way via nº de telefone.
ResponderEliminar- Funciona a qualquer hora (nas transferências via internet, por volta da meia noite está parado, pelo menos no banco de que sou freguês).
- Não tem comissões.
Nas compras pela internet, o PayPal
- Cobra comissões, mas é a quem vende
- Garante o reembolso ao comprador (pode é lixar o vendedor, se o comprador for desonesto).
Essa coisa do TIPS dá as mesmas garantias do PayPal? Se não dá, não vejo utilidade.
Faltou-te um "asterisco" no MB Way. Não tem comissões *ainda*. Eles bem vão deixando claro que isso será uma questão de tempo (ao ponto de apresentarem sempre no ecrã as comissões como sendo €0).
EliminarQuanto ao PayPal, embora também o considere extremamente útil, tem o pequeno senão de poder arruinar a vida a qualquer utilizador que tenha o azar de cair no seu "lado negro". Bastará pesquisar por PayPal Nightmares e ver histórias aterradores (algumas justificadas, outras que poderiam acontecer a qualquer pessoa comum).
Carlos, a dica é todos verem o preçário dos seus bancos, o MBWay SEMPRE foi pago, os bancos é que têm mantido a opção de não cobrar, mas ela está contratualmente prevista desde o início e mantido o respectivo valor nos diversos preçários. Se começarem a cobrar de um dia para o outro ninguém se pode queixar.
EliminarOs nightmares dos vendedores são conhecidos.
EliminarQuanto aos nightmares dos compradores, pelo que percebi, estão relacionados com a quebra de confiança originada num pagamento, que se repercute no meio de pagamento utilizado (deixar de poder usar um cartão de crédito) e que pode ir até ao congelamento da contas bancária (até ao titular da conta confirmar que foi ele a ordenar o pagamento).
Não penso que o TIPS seja diferente. Qualquer coisa que se passe nas compras na NET, por razões de segurança, pode dar origem à suspensão de um cartão de crédito ou até à suspensão da movimentação de uma conta bancária.
Eu cá gosto muito dos cartões de crédito da MB Way para compra única. Convém é criá-lo depois de saber exatamente qual o montante a pagar - não criar a menos, porque vai dar problemas, nem muito mais (mesmo dizendo-se de compra única, na prática, admite pagamentos até ao montante para que foi criado).
Revolut ... uso há uns 6 meses e é do melhor. Não tem ligação com a rede Multibanco, mas para uso diário e entre pessoas com Revolut, é super simples rápido e gratuito. A função de economizar, colocando de parte uma pequena quantia a cada transação, Vaults, é excelente.
ResponderEliminarÉ uma boa ideia, e sempre se escapa a terceiros terem acesso às operações, assim limita-se a informação somente aos bancos que já teriam tal informação de qualquer das maneiras.
ResponderEliminarOs bancos não aderirem é só uma questão de tempo, mesmo quando lhes interessa às vezes demoram algum tempo, quanto mais quando não lhes interessa assim tanto.