2018/12/25

Como detectar problemas nas impressões 3D


Quer tenham recebido uma impressora 3D como prenda de Natal, ou se tenham "auto-oferecido" uma, os primeiros passos neste mundo são frequentemente complicados por alguns erros comuns, mas felizmente há forma de os resolver rapidamente.

Recentemente vimos como converter fotos para impressões 3D e, quer seja numa destas impressões ou qualquer outra, todos estão sujeitos a deparem-se com alguns "fenómenos" estranhos nas suas primeiras impressões. Talvez o filamento não agarre na base de impressão, talvez a peça fique com alguns filamentos estilo "teia de aranha", ou então com camadas a separarem-se ou que ficaram completamente desfasadas fisicamente.

Todos estes casos de problemas frequentes nas impressões 3D têm causas que estão devidamente explicadas aqui, e que podem poupar preciosas horas de pesquisa e dores de cabeça a tentar encontrar a solução.


Como em tudo o mais, não há nada que substitua o tempo de experiência "hands-on" a imprimir peças 3D - e não se preocupem que, por muito complicado que possa parecer de início, ao fim de algumas dezenas de impressões a coisa tornar-se-ã tão simples quanto imprimir uma folha de papel numa impressora convencional. :)

1 comentário:

  1. Tens razão que após algum tempo é facil mas pra quem tempo para perceber onde esta o problema! quantas vezes fui pra imprimir algo simples e simplesmente não saia como queria... é de doidos!!! infelizmente ainda nao está nesse ponto em que qualquer 1 o pode fazer. Desde a diferença de imprimir o mesmo material mas de fabricantes diferentes, a diferença entre imprimir diferentes materiais, ao material que usamos para agarragar o plastico a cama, as peças que partem da impressora, ao nozzle que entope, ao plastico que ganha humidade, ao plastico que corroi o nuzzle, sei lá.
    Tive 1 situação de "under extrusion", após horas a tentar perceber o que tinha mudado de 1 momento para o outro lá me lembrei de medir a espessura do plastico, yap era esse o problema a mais de metade do rolo a espessura do plastico mudou para valores bem abaixo dos 1.75 e para piorar eram inconstantes....

    ResponderEliminar