2018/12/15

Cydia Store encerrada após descoberta de bug


Enquanto se vão intensificando as conversas sobre a Apple poder ser obrigada a permitir app stores alternativas no iOS, uma das mais populares lojas para equipamentos com jailbreak - a Cydia Store - encerra actividade.

Antes de mais importa relembrar que a Cydia (app) e Cydia Store são coisas diferentes. Os utilizadores continuarão a poder utilizar a app Cydia e aceder a repositórios de terceiros, vários dos quais já implementaram o seu próprio sistema de pagamentos. O que foi encerrado por Saurik (Jay Freeman) foi a Cydia Store, aproveitando a descoberta de um bug que podia permitir compras não autorizadas em utilizadores que tivessem com o login feito e contas PayPal associadas.

Saurik diz que a Cydia Store se arriscava a ser sempre um pesadelo em termos de segurança (já que tinha que lidar com pagamentos) e que, acima de tudo, era algo que também lhe estava a dar uma grande despesa mensal. Mesmo assim, ele compromete-se a manter os repositórios acessíveis, para que os utilizadores que tenham comprado coisas lá continuem a poder aceder às mesmas. O facto da comunidade de jailbreak ter também diminuído drasticamente ao longo dos últimos anos também não ajudará a que esta parte se mantivesse rentável...

Está prometido para a próxima semana informação mais detalhada sobre o fim da Cydia Store e que planos existem para o futuro, tanto da Cydia como a Cydia Store...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Quando deixei o jailbreak/Cydia ainda não havia Cydia Store, não sei ao certo o que seja. Mas já havia tweaks pagos, alguns até com preços significativos.

    O desenvolvimento (novas funcionalidades) do Android e do iOS devem muito aos tweaks. Ponho primeiro o Android e depois o iOS porque a ordem era essa: aparecia primeiro um tweak para iPhone, no Android era convertido em funcionalidade um tanto mal enjarcada e depois "passado um milénio" aparecia no iOS, mais aperfeiçoada. Foi o caso das apps em segundo plano - não apareceu primeiro no Android, apareceu primeiro num tweak do Cydia.
    Bons tempos em que se corria atrás dos tweaks do Cydia.
    "E atrás das apps pirata, dirão alguns". Nunca lhes achei piada - era uma confusão enorme para as atualizar. E muito instáveis, sempre a crashar. E lá está, alguém mexeu no código original da app - sabe-se lá para quê. Era útil para ver se uma app merecia o dinheiro que se ia dar por ela.

    E tinha um pormenor - a "comunidade jailbreak" era outra. O primeiro jailbreak que me lembro, do DevTeam, aproveitava uma vulnerabilidade no código referente a PDF, e no fim, depois de feito o jailbreak - corrigia a vulnerabilidade! Passou a ser um negócio, pagando-se milhões por uma vulnerabilidade no iOS que permita o jailbreak.

    ResponderEliminar