Depois da vaga de sucessos nos lançamentos e aterragens dos Falcon 9, a SpaceX teve finalmente um pequeno desaire, com um Falcon 9 que ficou parcialmente fora de controlo durante a aterragem, acabando por conseguir aterrar correctamente... só que na água.
Num lançamento que levou uma cápsula Dragon de reabastecimento para a ISS (curiosamente, uma cápsula reutilizada, que já tinha visitado a ISS em Fevereiro de 2017), e que neste momento já se encontrado acoplada à estação espacial, a recuperação do foguete de lançamento não correu como previsto.
[a cápsula Dragon, pouco antes de chegar à ISS]
Uma das grelhas de estabilização do Falcon 9 não funcionou como previsto, desviando o foguete do local de aterragem pretendido e deixando-o a girar sobre si mesmo. Ainda assim, o foguete fez os possíveis por efectuar uma "aterragem", mesmo estando sobre o mar e sem qualquer plataforma para aterrar nesse local, e conseguiu mesmo recuperar o controlo e efectuar uma aterragem perfeita, na água.
Tracking shot of Falcon water landing pic.twitter.com/6Hv2aZhLjM— Elon Musk (@elonmusk) December 5, 2018
Engines stabilized rocket spin just in time, enabling an intact landing in water! Ships en route to rescue Falcon. pic.twitter.com/O3h8eCgGJ7— Elon Musk (@elonmusk) December 5, 2018
... Enquanto este tipo de incidentes se mantiverem a excepção e não a regra... menos mal.
O foguete amerrissou.
ResponderEliminar