2018/12/02

Google explica retratos melhorados do Pixel 3


A Google é a empresa que mais tem combatido as limitações das câmaras nos smartphones recorrendo ao software, e agora explica-nos como melhorou o modo retrato no Pixel 3 recorrendo à Inteligência Artificial.

Para se criar uma foto com efeito de profundidade de campo reduzido - também chamado "bokeh" - que deixa o rosto de uma pessoa focado, desfocando o que se encontra no cenário de fundo, é necessário que o smartphone consiga determinar, mesmo que de forma aproximada, a distância dos elementos na imagem. A maioria dos fabricantes recorre a duas câmaras para esse efeito, replicando o memo processo que é utilizado pelos nossos olhos para ver em 3D, mas a Google tem-se mantido fiel à utilização de uma só câmara.


A técnica utilizada pela Google consiste na utilização da informação obtida pelos pixeis duplos do sistema de focagem, que acaba por ser o equivalente a ter duas câmaras... mas com uma distância de apenas poucos microns entre elas. A desvantagem é que desta forma é mais complicado extrair informação da profundidade, e que pode falhar em determinados casos em que não há diferenciação suficiente. Na imagem inicial vemos como a imagem com profundidade através deste sistema continuaria a manter focados os objectos com linhas horizontais atrás da pessoa.

Daí que, para resolver esta situação, a Google recorra à Inteligência Artificial para determinar a distância dos objectos na imagem.


A Google tem um álbum onde mostra as diferenças do cálculo de distâncias entre o método esteroscópico e o sistema de aprendizagem via AI, e não faltam exemplos que exibem as melhorias obtidas. Por exemplo, na imagem acima, da flor, todas as partes perto do caule e entre as pétalas, que ficavam ainda focadas, passam a ser correctamente consideradas como estando afastadas, resultando numa imagem mais natural.

Podemos nem dar por isso... mas assim já sabem porque motivo os fabricantes têm adicionado hardware para acelerar funções de AI nos seus smartphones.

1 comentário:

  1. Val a pena ver tb o resultado da miui10. Muito bom.
    Não fosse o consumo de bateria e as paradinhas, e seria uma boa ROM.

    ResponderEliminar