2018/12/11

Microsoft lança ferramenta de diagnóstico para os Surface


A Microsoft quer auxiliar a detecção de problemas nos Surface e acaba de lançar uma ferramenta de diagnóstico para o efeito.

Parece que a MS está atenta aos nossos pedidos. Há poucos dias, relativamente às queixas de muitos utilizadores que acusam a MS de estar a ignorar problemas relacionados com o teclado dos Surface que poderão estar relacionados com uma actualização do Windows 10, a nossa conclusão foi a de que a MS deveria lançar uma ferramenta de diagnóstico que ajudasse a esclarecer se se trata de um problema de hardware do teclado, ou se será mesmo um problema de software. Pois bem... mal poderíamos imaginar que era mesmo isso que a MS estava prestes a fazer.

A Microsoft lançou o Surface Diagnostic Toolkit for Business que tem precisamente o propósito de ajudar a identificar problemas de hardware, software e firmware nos Surface, podendo ser utilizado nos Surface 3 Pro ou mais recentes.

No caso do problema ser de software, este SDT tem a capacidade de aplicar as correcções necessárias, reparando ficheiros do sistema se necessário; senão, pode criar um relatório sobre o que estará mal, auxiliando o processo de reparação que for necessário.

O único detalhe em que falha, é que se trata de uma ferramenta orientada para administradores de sistema e não para o utilizador final; com o processo de instalação a ter que ser feito manualmente executando o MSI.exe a partir de uma linha de comando. Uma oportunidade perdida, pois teria sido bem mais eficaz disponibilizar também esta ferramenta como app na Windows Store, acessível a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)