Depois de na Austrália se ter visto um Primeiro Ministro a dizer que as leis da matemática não se aplicam lá, na Europa seguimos por um caminho idêntico a propósito da reforma dos direitos de autor, com propostas que assumem que tudo irá funcionar por magia.
O polémico Artigo 13 - um entre muitos - é o artigo que pretende remover todos os conteúdos ilegais da Internet, assumindo que as plataformas terão formas de detectar e impedir a sua publicação. Uma ideia para a qual múltiplos quadrantes têm dado o alerta, de que não será possível implementar uma solução fiável - e que isto acabará por prejudicar quem pretender fazer uso legítimo desses conteúdos.
Mas, o bom senso nunca foi impedimento para a classe política continuasse a insistir
- As plataformas têm que bloquear todos os conteúdos "ilegais"
- As plataformas nunca devem detectar erradamente conteúdos legais
- As plataformas não devem usar filtros nos uploads
Se as coisas funcionarem assim, espero que na próxima ronda estes políticos também deliberem que: as emissões poluentes deverão ser reduzidas em 99% no próximo ano; se deve acabar com a fome no mundo ainda antes deste ano terminar; e que propostas idiotas feitas por políticos deverão ser acompanhadas da sua expulsão imediata de qualquer cargo público para o resto da vida... Afinal, quem imaginaria que seria assim tão fácil resolver as coisas?
o wuant já se queixou que no twitter andam a bloquear vídeos etc.
ResponderEliminarEm relação ao artigo 11 e 13 - Nós como banda já ganhamos mais monetariamente com o YouTube do que com os direitos de autor e conexos e do que com os meios tradicionais de divulgação de música, esta história dos direitos de autor é uma desculpa para censurar a voz das pessoas na Europa... como disse o escritor Philip K. Dick - “Computer use by ordinary citizens will transform the public from passive viewers of TV into mentally alert, highly trained, information-processing experts.”
ResponderEliminarJá que o assunto é magia, que não existam políticos corruptos.
ResponderEliminar