2018/12/11

Europa quer que Artigo 13 funcione "por magia"


Depois de na Austrália se ter visto um Primeiro Ministro a dizer que as leis da matemática não se aplicam lá, na Europa seguimos por um caminho idêntico a propósito da reforma dos direitos de autor, com propostas que assumem que tudo irá funcionar por magia.

O polémico Artigo 13 - um entre muitos - é o artigo que pretende remover todos os conteúdos ilegais da Internet, assumindo que as plataformas terão formas de detectar e impedir a sua publicação. Uma ideia para a qual múltiplos quadrantes têm dado o alerta, de que não será possível implementar uma solução fiável - e que isto acabará por prejudicar quem pretender fazer uso legítimo desses conteúdos.

Mas, o bom senso nunca foi impedimento para a classe política continuasse a insistir nos interesses de certos lobbies e portanto, agora a proposta chega ao ponto em que simplesmente especifica algumas linhas gerais que resumidamente dizem:
  • As plataformas têm que bloquear todos os conteúdos "ilegais"
  • As plataformas nunca devem detectar erradamente conteúdos legais
  • As plataformas não devem usar filtros nos uploads
Basicamente... querem uma solução que seja perfeita e que funcione por magia.

Se as coisas funcionarem assim, espero que na próxima ronda estes políticos também deliberem que: as emissões poluentes deverão ser reduzidas em 99% no próximo ano; se deve acabar com a fome no mundo ainda antes deste ano terminar; e que propostas idiotas feitas por políticos deverão ser acompanhadas da sua expulsão imediata de qualquer cargo público para o resto da vida... Afinal, quem imaginaria que seria assim tão fácil resolver as coisas?

3 comentários:

  1. o wuant já se queixou que no twitter andam a bloquear vídeos etc.

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao artigo 11 e 13 - Nós como banda já ganhamos mais monetariamente com o YouTube do que com os direitos de autor e conexos e do que com os meios tradicionais de divulgação de música, esta história dos direitos de autor é uma desculpa para censurar a voz das pessoas na Europa... como disse o escritor Philip K. Dick - “Computer use by ordinary citizens will transform the public from passive viewers of TV into mentally alert, highly trained, information-processing experts.”

    ResponderEliminar
  3. Já que o assunto é magia, que não existam políticos corruptos.

    ResponderEliminar