2018/12/16

Museu Nacional do Brasil volta à vida no Street View da Google


O incêndio que em Setembro deste ano dizimou o Museu Nacional do Brasil foi um desastre cultural e histórico sem precedentes, mas que é minimizado parcialmente pelo facto de agora ter sido disponibilizado digitalmente no Street View.

O Google Arts & Culture teve a excelente ideia de, em 2016, começar a documentar e digitalizar o museu e as suas peças, sem que na altura se soubesse o quanto isso viria a ser importante. Embora nada possa substituir as cerca de 20 milhões de peças que foram destruídas pelo incêndio, incluindo items não importantes quanto a "Luzia" - o mais antigo esqueleto encontrado no continente Americano, com mais de 11 mil anos - temos pelo menos o conforto de que parte deste espantoso espólio cultural permaneça vivo e acessível a todos, por via digital.

Visita o Museu Nacional do Brasil no Google Arts & Culture.

... E que possa também servir de alerta a todos os outros museus e entidades, da importância de documentarem e registarem as suas peças, de modo a que em caso de catástrofe idêntica, por mais improvável e indesejada que seja, a desgraça não seja completa.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)