2018/12/29

SunCalc calcula exposição solar para qualquer ponto do planeta


Quer estejam a pensar instalar painéis solares ou simplesmente a fazer contas à exposição solar em determinado local, o SunCalc ajuda a saber tudo o que é preciso saber em termos de horas e orientações.

Embora tenha sido um dos projectos que sofreu com as alterações das condições de acesso à API do Google Maps (agora apresentando a indicação "for development purposes only), o SunCalc continua a deixar-nos ver a informação sobre a exposição solar que é relevante para qualquer ponto do globo que se deseje.

Basta escolher uma data e mover e clicar em qualquer ponto do mapa para ser ter acesso a um diagrama que nos mostra os ângulos de exposição solar desde o nascer do Sol até ao pôr do Sol, e que também nos permite deslizar um indicador da hora nesse dia, para se ver com precisão a orientação do Sol para esse momento.


Colocando-se lado a lado uma imagem da exposição solar em Junho e em Dezembro, fica imediatamente visível o ângulo de exposição solar bastante mais limitado e em horário reduzido...

Embora neste SunCalc não se tenha acesso a um verdadeiro simulador que tenha em conta o grau de nebulosidade habitual para cada altura do ano - como o Project Sunroof da Google (que continua a não funcionar em Portugal!) - será mais que suficiente para efeitos de estudar a orientação ideal de painéis solares, ou até janelas, no caso de estarem em fase de projecto de uma casa - podendo até servir para que façam algo ao estilo dos monumentos megalíticos, fazendo com que determinadas sombras fiquem alinhadas nos solstícios. :)

1 comentário: