2018/12/07

WordPress 5.0 vem com novo editor de "blocos"


Os utilizadores de WordPress têm uma nova versão acabada de ser lançada e que vem com algumas novidades substanciais.

Ao contrário do que tem acontecido com o Blogger, que vai permanecendo praticamente esquecido pela Google (há um bug que impede fazer backups directamente pela plataforma há mais de meio ano, que continua por resolver!) o WordPress continua a ser alvo de um ciclo de desenvolvimento regular, e o mais recente WordPress 5.0 "Bebo" é prova disso.

Este WordPress 5.0, baptizado em honra do músico de jazz Bebo Valdés, vem com um novo editor de blocos que reformula por completo a criação e edição de sites em WordPress. A ideia é que tudo seja composto por blocos, que poderão ser editados em tempo real e directamente na página, vendo-se imediatamente o impacto que as alterações têm.

A ideia é boa e marca o caminho para o futuro mas, como sempre, esta alteração significa que muitos dos plugins anteriores se arriscam a deixar de funcionar. Para minimizar o incómodo, o WordPress continuará a ter disponível um editor "clássico", que permitirá que os utilizadores mantenham um sistema mais próximo do tradicional, permitindo uma transição mais gradual e ao seu próprio ritmo.



P.S. E não, *ainda* não estou a pensar mudar o AadM do Blogger para o WordPress, pelo simples facto de que em mais de uma década não tive que perder um segundo que fosse a preocupar-me com actualizações, ou plugins com vulnerabilidades, ou outras coisas do género... Mas, nunca se sabe o que o futuro trará. :)

2 comentários:

  1. Está a criar um tremendo burburinho no meio da comunidade de utilizadores.

    Sem dúvida alguma que é uma das maiores alterações em cerca de 15 anos de existência, sendo que, para muitos, sera "a" revolução na forma de publicar o que quer que seja na web.

    Pessoalmente, acho bom não ser dos primeiros a embarcar nessa carruagem... ;)

    ResponderEliminar
  2. É um bocado na linha do Wix se não me engano.

    ResponderEliminar