2019/01/30

App do Gmail fica mais branca com novo Material Design


A Google voltou a renovar o design da sua app do Gmail para Android, que passa a adoptar as mais recentes linhas do Material Design e fica mais branca que nunca.

A nova app do Gmail já começou a ser distribuída na Play Store - sendo que, como é habitual, poderá levar dias (ou semanas) até chegar a todos os utilizadores; mas pelo menos desta vez a Google não deu prioridade à versão para iOS.

A primeira coisa que salta à vista é o abandono dos cabeçalhos coloridos no topo da app, que agora passa a ser bastante mais "branca", com uma caixa de pesquisa sempre acessível no topo. Escrever um novo email passa a ser iniciado por um botão circular flutuante no canto inferior direito. O uso da cor passou a ser reservado para situações mais urgentes, como os alertas em vermelho para emails potencialmente perigosos.

Outra das alterações, também costumeira na Google, é que a nova app passa a mostrar ainda menos emails por ecrã do que dantes, a não ser que se alterem as definições para mostrar os mesmos de forma mais "compactada". Quanto à brancura - muito pouco amiga dos ecrãs OLED - quanto a isso não há nada a fazer por agora, sendo também criticável que a Google tenha lançado a app assim, sem ter disponibilizado um "dark mode". Mas pronto, nada a que já não se esteja habituado nas remodelações da Google...

5 comentários:

  1. Quando vejo estas coisas fico parvo como é que ninguém na Google orienta as apps para o mesmo caminho.

    Umas com dark mode outras não ... Opa coloquem lá a hipótese e quem quer usa, quem não quer nem está dentro do assunto não usa.

    Enfim devem estar à espera que a Apple coloque dark mode e depois a Google vai acabar por seguir.

    Às vezes é o que parece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah isso é so o 1º passo. Primeiro as principais apps, ja estão praticamente todas, passaram ao "material 2.0" e depois em seguida passaram ou estão em vias de passar ao dark theme. No caso do dark theme está a ser mais demorado. Mas em principio a coisa deverá ficar alinhavada quando lançarem a alpha/beta do Android Q em q o android vai ter um dark theme.
      Get it??

      Eliminar
  2. Eu também estou há espera do Q com o dark mode .

    ResponderEliminar
  3. Outro pormenor que acho inacreditável em 2019 ainda não estar implementado é a hipótese de eliminar um email directamente na notificação que recebemos no telefone. O Outlook já permite fazer isso, mas o Gmail só deixa Arquivar e Responder.

    ResponderEliminar