2019/01/27

Apple fez batota em vídeo "filmado num iPhone"?


Para celebrar o ano novo Chinês a Apple lançou um vídeo que foi gravado inteiramente num iPhone XS, mas embora isso possa ser verdade tecnicamente... não o será da forma que a maioria das pessoas imagina.

O filme The Bucket mostra-nos algumas cenas do quotidiano na China, acompanhando as aventuras de um balde no seu trajecto de regresso à cidade após a tradicional visita à aldeia natal, feita nesta época, pelo protagonista.


Embora o filme seja apresentado como tendo sido gravado inteiramente num iPhone XS, há algumas cenas que levantam sérias dúvidas a que tenha sido utilizado apenas um iPhone XS - como cenas onde o efeito de profundidade de campo parece ser mais realista do que é produzido pelo efeito simulado nos iPhones - e nalgumas cenas surgir um suspeito efeito de "desfocado" nas margens da imagem.


A suspeita acaba por ser confirmada pela indicação de que foi utilizado "hardware adicional", provavelmente conjuntos de adaptação para lentes profissionais, como o que se segue.


Embora não retire o mérito de ter sido filmado com um iPhone XS, não deixará de ser um pouco enganador tentar fazer passar essa ideia (mas não tanto quanto outras marcas que anunciam fotos dos seus smartphones que depois se descobre que foram captadas com câmaras profissionais! :)

3 comentários:

  1. Não é uma grande admiração, 99% dos videos da Apple que são filmados com iPhone dizem o mesmo. Eles já até fizeram um beyond the scenes onde mostram as rigs usadas para tal.
    É uma noticia não-noticia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, tal como eu, muita gente não sabia disto. Será que continua a ser uma "não-notícia"?
      Já agora, deixou um comentário a dizer que são efectivamente notícias nos restantes posts? Porque não?

      Eliminar
  2. Gostei particularmente da parte em que o iPhone voa e nos permite desfrutar das cenas aéreas...

    ResponderEliminar