2019/01/12

Bose quer silenciar os carros com cancelamento de ruído activo


A Bose quer tornar os carros mais silenciosos recorrendo ao mesmo princípio de funcionamento dos headphones com cancelamento de ruído, com o seu QuietComfort Road Noise Control.

Quem já tiver experimentado as mais recentes gerações de headphones com cancelamento de ruído terá ficado seguramente impressionado com as suas capacidades "mágicas" de fazer desaparecer o ruído ambiente. Num automóvel o processo torna-se um pouco mais complexo, por se tratar de ruído que varia em função da velocidade e aceleração, e onde será necessário criar um campo sonoro para anular o ruído para todos os passageiros no interior do veículo - que não estão a usar headphones.

Contando com uma série de sensores e microfones, este QuietComfort Road Noise Control promete conseguir fazê-lo. Se assim for, os fabricantes de automóveis poderão teoricamente dispensar muito do isolamento acústico colocado nos veículos, o que se faria sentir em autonomias mais alongadas devido aos quilogramas a menos, além do conforto dos passageiros e condutor, ao viajarem num ambiente mais silencioso.

Vamos esperar pelo primeiro modelo a dar uso a este sistema, para ver que tal se comporta na realidade. E aproveito para sugerir que Portugal será um bom campo de testes, considerando a "musicalidade" das nossas estradas!


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)