2019/01/12

Amazon Dash considerado ilegal na Alemanha


A ideia de poder comprar consumíveis recorrentes com um simples toque num botão pode parecer interessante, mas um tribunal alemão considerou que o Amazon Dash viola as regras de protecção dos consumidores.

Os pequenos botões Dash permitem que os clientes Amazon possam pedir automaticamente coisas como detergentes, ou comida para os seus animais de estimação, ou uma série de outros produtos, com um simples clique no botão. No entanto, um grupo de defesa dos consumidores levou os Dash da Amazon para tribunal, dizendo que não só não dão indicação suficiente sobre o que se está a passar quando se carrega no botão, como também deixam os clientes em desvantagem pois existe uma cláusula que permite à Amazon trocar o produto por outro de valor superior, no caso do que era pretendido não estar disponível,

Foram preocupações suficientes para convencer um tribunal de Munique, que concorda que os Amazon Dash violam as leis de comércio alemãs.

A Amazon diz que vai recorrer da decisão e reforça a mensagem de que acredita que estes botões funcionam dentro da legalidade alemã; e considerando que muitas destas regras são partilhadas a nível europeu, vais ser interessante ver quais serão as consequências da decisão final. Por cá, continuamos sem ter uma Amazon Portugal (e a ficarmos dependente dos produtos poderem ser enviados para cá a partir das restantes Amazon europeias) pelo que nem sequer precisamos preocupar-nos com isso...

1 comentário:

  1. "Existe uma cláusula que permite à Amazon trocar o produto por outro de valor superior, no caso do que era pretendido não estar disponível"

    Isso é muito desonesto! Ainda bem que foi bloqueado na Alemanha!

    ResponderEliminar