2019/01/02

Chrome OS vai bloquear acesso ao USB para maior segurança


A Google quer impedir que a porta USB seja a porta de entrada para potenciais ataques aos Chromebooks e para isso está a preparar uma protecção que impede a utilização de dispositivos USB enquanto o portátil estiver bloqueado.

O USBGuard está por agora a ser testado na versão Canary do Chrome OS e, quando activado, impede que um dispositivo USB consiga comunicar com o portátil enquanto estiver bloqueado. Uma medida que visa impedir diversas formas de ataque, no qual dispositivos USB maliciosos se fazem passar por um teclado para injectar comandos no sistema.

Sabendo que há situações onde será conveniente manter o funcionamento do USB mesmo com o equipamento bloqueado (por exemplo, para quem gosta de usar um teclado externo) este USBGuard apenas bloqueará novos dispositivos USB, mantendo em funcionamento aqueles que forem ligados com o Chrome OS desbloqueado - e permitindo também criar uma lista de dispositivos permitidos.

É triste chegarmos ao ponto de se ter que lidar com tal dose de "paranóia" de que nada é seguro e onde temos que desconfiar de tudo e todos, mas infelizmente é mesmo esta a realidade em que vivemos. E como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)