2019/01/02

Notícias do dia

Começamos as notícias do dia de 2019 com a oferta do livro "The Little Book of ZX Spectrum Games" gratuito (em PDF); um condutor foi apanhado com sistema que tapava a matrícula; a Uber passa a mostrar preço exacto "sem surpresas" nas viagens; visitamos o site SunCalc que calcula a exposição solar para qualquer ponto do planeta; ficou demonstrado que o DRM Denuvo atrasa significativamente alguns jogos; espreitamos o Millitext - um tipo de letra com apenas 1px de espessura; vimos um protótipo eléctrico mais rápido que o Tesla Roadster; e também o Nokia 9 PureView com 5 câmaras; a China lançou o seu primeiro satélite para distribuir internet; e ainda os relatos de que o iPhone XS Max está com vendas 50% abaixo do estimado.

Enquanto vamos tratando de finalizar o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas - cujos vencedores serão anunciados em breve - fiquem com as notícias do dia.

Utilizadores do Facebook só deixariam de o ser se lhes pagassem $1000 por ano



O Facebook tem sido assolado por polémica atrás de polémica relativamente ao uso (e abuso) dos dados dos seus utilizadores, mas a maioria dos utilizadores tem optado por se manter na plataforma. Aliás, estudos que tentam avaliar o quanto os utilizadores apreciam o Facebook estimam que a maioria dos utilizadores só aceitaria deixar de utilizar o Facebook por um ano caso lhes pagassem mil dólares.

E vocês... acham que seria um valor razoável, ou estariam dispostos a fazê-lo por menos (ou só por mais)?


Project Soli da Google recebe luz verde da FCC



O Project Soli da Google, que quer utilizar um micro-radar para detectar gestos feitos no ar (e até objectos), não tem dado grandes notícias desde que foi apresentado há quase quatro anos, mas isso poderá mudar em breve.

Aparentemente um dos grandes entraves do projecto era a impossibilidade do sistema utilizar as frequências nas potências desejadas, mas a FCC deu agora permissão à Google para o fazer, dizendo que os limites utilizados continuam a ser seguros (idênticos aos permitidos na Europa) e que até têm aprovação para ser utilizado a bordo de aviões. Falta apenas saber quantos mais anos se irão passar até que o Soli possa chegar ao mercado em produtos concretos.


Huawei começa o ano com tweet enviado de iPhone


Se pensavam que por esta altura as marcas já teriam aprendido com todos os casos que já ocorreram... eis que fica demonstrado que não. Para celebrar a entrada em 2019, a Huawei publicou um tweet a desejar um bom ano, mas que teve a particularidade de ter sido enviado a partir de um iPhone.

Então Huawei... de que vale criar excelentes smartphones como o P20 Pro e o Mate 20 Pro (entre outros), se depois fazem coisas como esta?


Microsoft falta à promessa de reduzir comissões na Windows Store



Em Maio a Microsoft deu a boa notícia aos developers de que iria reduzir as comissões na sua Windows Store e disponibilizar até 95% do valor para os mesmos, e que isso iria acontecer antes do final de 2018. Pois bem, já estamos em 2019 e as comissões continuam a ser as mesmas de sempre, o que não será nada abonatório para incentivar que os developers coloquem lá as suas apps.

Cara Microsoft... não basta querer ficar bem na "fotografia" com anúncios deste tipo: há que depois cumprir com o que foi prometido, sob pena de arruinar rapidamente qualquer reputação e relação de confiança que demorará anos a recuperar.


Ninja falha na passagem de ano em Nova Iorque


Demonstrando que ainda vai uma grande distância da popularidade online para a popularidade no mundo real, o mais famoso streamer da actualidade - Ninja - não parece ter sido capaz de contagiar o público com o seu habitual entusiasmo na passagem de ano na Times Square em Nova Iorque. Ao tentar fazer com que a multidão se juntasse numa mega dança do "The Floss", a adesão reduziu-se a um punhado de pessoas...




Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada - versão expandida de final de ano






3 comentários:

  1. Vocês agora criaram-me um dilema, se vos "sigo" ou se sigo o "Pplware" já que vejo referências a algumas das mesmas notícias em duplicado no site do Twitter...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das grandes diferenças é que o pplware tem uma equipa por trás a trabalhar e a escrever. Aqui é só um a dar-lhe forte e feio desde o primeiro dia xD

      Eliminar
  2. "...a maioria dos utilizadores só aceitaria deixar de utilizar o Facebook por um ano caso lhes pagassem mil dólares."

    Eu acho q deveria ser o oposto, pagarem-me 1000 mil dólares por ano para usar o facebook, paguem pelos dados q sacam dos utilizadores...

    ResponderEliminar