2019/01/02

Samsung prepara ecrãs OLED com Quantum Dots


Depois de (propositadamente?) ter baralhado o mercado com os seus ecrãs QLED que continuam a ser LCDs, a Samsung prepara-se para criar realmente um ecrã OLED com Quantum Dots.

A Samsung tem estado numa posição curiosa, já que no segmento móvel tem produzido ecrãs OLED que são considerados os melhores do mercado - mas no segmento dos televisores continua a apostar nos LCDs e vai atacando os OLEDs da sua rival LG, que tem dominado o mercado. Embora tudo indicasse que isso se devesse à sua aposta nos ecrãs micro-LED, parece que afinal a Samsung também poderá lançar ecrãs OLED com Quantum Dots.



Enquanto nos seus actuais QLED (nomenclatura que é aproximada do OLED apenas na designação) temos um ecrã LCD com Quantum Dots utilizados para expandir a gama de cores, nesta nova tecnologia QD-OLED a Samsung combina um ecrã OLED com esses mesmo Quantum Dots. Na fundo, acabamos por ter um painel OLED "monocromático", que assim deixaria de estar sujeito à questão do desgaste diferenciado dos subpixeis das diferentes cores, com a cor "expandida" a ser produzida pela película Quantum Dot.

Aparentemente, o processo de produção poderá ser também facilmente adaptado às máquinas actuais, e espera-se que o seu custo final possa ser competitivo com o dos ecrãs OLED convencionais. Se os rumores estiverem certos, poderemos ver estes ecrãs serem demonstrados este ano e chegarem ao mercado em 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)