2019/01/09

Detectadas mais 85 apps de adware na Play Store


Os esforços que a Google tem feito para manter a Play Store livre de apps indesejadas não parece estar a resultar, tendo sido detectadas mais 85 apps de adware que já totalizavam 9 milhões de instalações.

Manter uma loja de apps livre de elementos indesejados não é tarefa fácil, pois cada medida de protecção ou detecção que seja implementada dá origem a nova técnica ou táctica para a contornar, num eterno jogo do gato e do rato. Mas é também certo que alguma coisa terá que ser feita quando se descobre que há apps de adware que chegaram a milhões de utilizadores.

Investigadores da Trend Micro detectaram 85 apps na Play Store da Google, que se faziam passar por jogos como simuladores de automóveis, de streaming de canais de TV, ou de controlos remotos para televisores, mas que na realidade tinham por missão infectar os dispositivos Android com um adware que a cada 15 ou 30 minutos faz surgir um popup com publicidade no ecrã.

A mais popular destas apps era a Easy Universal TV Remote, que já contava com mais de 5 milhões (!) de downloads, e que mais absurdamente tinha uma pontuação de 3.9 estrelas com mais 132 mil avaliações feitas - algo que levanta sérias questões quanto a se serão avaliações legítimas feitas por pessoas que não associaram a app ao adware; ou se (como me parece mais lógico) terão sido conseguidas à custa de campanhas pagas feitas por bots.

Seja como for, serve - uma vez mais - para demonstrar que já não se pode confiar numa app, mesmo que tenha milhões de downloads e milhares de avaliações positivas. O que no fundo equivale a dizer... já não se pode confiar em nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)