2019/01/09

Google Maps ganha Google Assistant completo


A utilização de comandos de voz é essencial quando se está ao volante, e a partir de hoje a Google está a fazer chegar o seu Google Assistant ao Google Maps.

Embora o Google Maps já permitisse fazer o reconhecimento de voz, a sua utilização continuava a ser bastante básica, especialmente quando comparada com as capacidades acrescidas do Google Assistant. A partir de agora passamos a ter acesso às funcionalidades do Google Assistant directamente do Google Maps - como indicado pelo novo icon de reconhecimento de voz que surge quando tocarem no icon do microfone durante a navegação.

Com isto, fica mais simples ouvir e responder a mensagens, quer sejam via SMS ou WhatsApp, Messenger, Hangouts, Viber, Telegram e outros; assim como partilhar a hora estimada de chegada com amigos, tudo sem que se tenha que tirar os olhos da estrada. É também possível controlar a reprodução de música e podcasts, pesquisar por novos destinos, ou até adicionar um ponto de paragem intermédio na viagem.

No meu caso, que tenho o smartphone configurado em inglês, estas novidades já estão disponíveis - não sabendo se também irão ficar para quem quiser utilizar o Assistant em Português. A Google diz que esta novidade também funcionará no iOS, mas aí ainda não me aparece.

3 comentários:

  1. Boas notícias, este tb é um cenário em que eu estou bastante focado. Talvez fosse fixe ter um canal no slack para discutir estas questões, como usar o telemovel no carro de forma eficiente e segura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deverá justificar um canal dedicado... Põe no geral ou no automóveis. :)

      Eliminar