2019/01/09

Notícias do dia

A AT&T falsificou 5G nos smartphones dos clientes; o Lenovo Yoga C730 vem com ecrã AMOLED 4K; o Windows 10 vai reservar 7GB para actualizações para não ficar sem espaço; os Huawei Mate 10 Pro e P20 já estão a receber o Android 9 Pie; a Xiaomi lançou os AirDots Pro por €50; e ainda o muito aguardado ecrã micro-LED da Samsung que pode crescer com módulos de encaixar.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo do gadget da semana, desta vez com a oferta de uma fita LED com activação por gestos.

Google Assistant Connect facilita criação de acessórios ligados ao Assistant



A Google quer recuperar do atraso que leva em relação ao ecossistema Alexa da Amazon, e avança com o Google Assistant Connect como forma de possibilitar a criação de todo o tipo de gadgets económicos que se possam interligar com o Google Assistant.

Por exemplo, a Google mostrou um pequeno ecrã e-Ink que poderia apresentar informação relevante a cada momento (como informação de trânsito na hora de sair para o trabalho); ou ainda um pequeno botão com o qual se poderiam iniciar acções ou rotinas do Google Assistant - como activar o modo de "ir para a cama", que desligue as luzes, active o alarme, etc. Agora irá depender da adesão dos fabricantes, já que a certa altura terão que começar a decidir se irão criar produtos para o Google Assistant, Amazon Alexa, ou HomeKit da Apple - já que me parece insustentável criar produtos em triplicado específicos para cada um deles.


Nreal Light são óculos "Mixed Reality" que parecem óculos normais



O objectivo dos óculos de realidade aumentada / mixed reality é o de se tornarem tão discretos quanto óculos tradicionais, e a chinesa Nreal parece já o ter conseguido. Os seus óculos Light poderiam passar por óculos normais, e conseguem projectar nas lentes imagens com qualidade Full HD e um campo de visão de 52º.

Se em termos de design a missão parece ter sido cumprida, há ainda trabalho a fazer em termos do peso, já que mesmo tendo apenas 85 gramas, é a coisa que mais começa a "pesar" ao fim de uma dezena de minutos de utilização. O seu lançamento está previsto para os próximos meses, com um preço a começar nos 1000 dólares. Falta também saber se terá capacidade de tracking / detecção do espaço 3D, ao estilo dos Magic Leap (o que me parece que não).


Anker lança Google Assistant para o carro



Depois de no ano passado ter lançado o Roav Viva com Alexa, este ano a Anker revelou o Roav Bolt com Google Assistant. O carregador com duas portas USB, de encaixar na ficha do isqueiro nos automóveis, dá acesso imediato às funcionalidades do Google Assistant, ao estilo de um Google Home que se pode levar no carro para todo o lado - depois de se emparelhar o dispositivo com um smartphone, obviamente.

Confesso que não sei se este tipo de produto se justifica para quem já tiver acesso imediato ao Google Assistant no seu smartphone; mas para aqueles casos onde isso não aconteça e para quem passe grande parte do tempo no automóvel, pode ser interessante. Vai ter um preço de $49.99.


Lenovo Yoga A940 enfrenta Surface Studio


A Lenovo não quer ficar de fora da utilização artística / criativa, e para isso apresentou o seu novo Yoga A940, um computador All-in-One com touchscreen 4K Dolby Vision de 27", e que se pode inclinar a 25º para se transformar numa mesa interactiva de trabalho, para desenho ou outras actividades com a sua caneta digital.

Vem equipado com CPUs Core i7 de 8ª geração, GPU AMD Radeon RX 560, até 32GB  de RAM, SSD PCIe até 512GB e SATA até 2TB. Tem ainda um sistema de iluminação LED integrado no monitor, que pode iluminar a área de trabalho (física).




Google Assistant passa a servir de intérprete tradutor 


Há muito que a Google tem investido na tradução, e agora passa a disponibilizar esse serviço através do Google Assistant nos seus smart displays e Google Home. Basta pedir ao Assistant que sirva como tradutor de uma língua, e ele encarregar-se-á de fazer as devidas traduções entre duas pessoas que estejam no mesmo local a falar línguas diferentes.





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)