2019/01/09

Windows 10 vai reservar 7GB para actualizações


O Windows 10 não é particularmente gracioso a lidar com situações em que fica sem espaço em disco, e para reduzir essa eventualidade vai passar a reservar uma área com 7GB (ou mais) para actualizações e melhor gestão de ficheiros temporários.

Não há nada mais temível para um sistema operativo do que ficar sem espaço em disco, impedindo todas as operações que directamente ou indirectamente necessitem de escrever algo, e que por vezes podem originar toda uma série de erros que nem sequer poderá ser associada à verdadeira causa do problema (a falta de espaço em disco). Para o evitar, a Microsoft está a testar uma nova funcionalidade que mantém uma área de espaço reservado para o sistema.

Com este novo Reserved Storage, que por agora está apenas disponível para os Windows Insiders mas que a MS prevê lançar globalmente na próxima grande actualização do Windows 10, o sistema passa a reservar uma área de cerca de 7GB com os quais espera evitar os problemas de ficar sem espaço.


O espaço será utilizado durante a instalação de actualizações, mas durante o dia a dia será utilizado para guardar ficheiros temporários criados pelo sistema e apps, que assim deixam de ser contabilizadas para o cálculo de espaço livre "geral". Quando for necessário espaço para uma actualização, o Windows saberá que pode eliminar estes ficheiros temporários; mas também tem a capacidade de temporariamente poder utilizar espaço adicional para além desta área reservada, se tal vier a ser necessário.

No fundo, irá actuar de forma idêntica à partição para "temporários" que vários outros sistemas utilizam há décadas, mas que no Windows se limitava a ser uma pasta para onde iam sendo atiradas todas as "tralhas" e que ocasionalmente precisam de ser eliminadas manualmente ou através de um qualquer utilitário que fizesse essa função.


Será um passo positivo para evitar problemas para os utilizadores do Windows 10. No entanto, continuo a achar que seria bem mais eficiente terem dedicado o mesmo esforço a reduzir o espaço utilizado pela instalação do Windows 10. Usar cerca de 20GB para um sistema operativo é excessivo, e bastaria reduzirem isso para uns 4 ou 5GB (e já estou a ser generoso) para se ficar com bem mais de 7GB de espaço "livre" para utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)