2019/01/16

Hub WiFi para IR a €11


Quem estiver a automatizar a sua casa e, no processo, se quiser ver livre de uma dezena de controlos remotos IR que tenha por lá, poderá consegui-lo com a ajuda de um hub WiFi-IR.

Criar uma casa inteligente é uma tarefa que é frequentemente dificultada pelo facto de haver necessidade de comunicar entre dezenas de dispositivos que falam "línguas" diferentes. Temos dispositivos mais modernos que já se poderão ligar à rede WiFi, mas ter outros que usam ZigBee ou Z-Wave, outros que usam RF, e ainda outros que utilizam o método mais tradicional dos controlos remotos, via IR.

É para lidar precisamente com estes últimos que existem hubs WiFi-IR que, como o nome indica, são capazes de "traduzir" comandos enviados via WiFi para comandos IR que poderão ser enviados para esses equipamentos.


Neste caso, este hub WiFi para IR tem um preço bastante acessível de 11.94 euros, podendo ser utilizado tanto através de apps como através do Google Assistant e Alexa.

Com um destes hubs, todos os dispositivos que possam ser controlados via IR - como televisores, rádios, sistemas AV, aparelhos de ar condicionado, e tudo o resto - passam a estar disponíveis para serem integrados nas nossas automações. Em vez de pagarem um balúrdio por um módulo do fabricante que permita controlar remotamente o ar condicionado, por menos de 12 euros podem começar a criar rotinas onde definem que o AC e TVs se devem desligar quando saem de casa - ou em resposta a um comando de voz.

11 comentários:

  1. Encomendado! Andava à procura de um negócio destes há algum tempo. Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. É possível integrar este equipamento com o HUB Vera Plus? Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. É possível explicar mais ao pormenor a maneira como tem que ser feito? O que é necessário? Por exemplo deverá ser necessário que a tv tenha recepção por wifi não é? Sou um bocado leigo nisso, e gostaria de saber mais obrigado

    ResponderEliminar


  4. Broadlink RM Mini 3 $13.88 / 12, 2€ https://www.banggood.com/Broadlink-Black-Bean-Smart-Home-Wifi-Remote-IR-Controller-Universal-Appliances-Smart-Control-p-1049494.html?cur_warehouse=CN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É facil configurar esse Broalink no HUB da Vera?

      Eliminar
  5. Estou muito a leste desta tecnologia, mas pergunto o seguinte:
    Como é que este aparelho (ou a "central de comando") saberá se a "ordem" que foi enviada por IR foi mesmo recebida pelo equipamento?

    Estou a imaginar um hipotético sinal IR que deveria ter sido recebido pelo aparelho de ar condicionado, mas que (hipotéticamente) não foi recebido...
    Nesse caso, o sistema não terá como saber se foi recebido ou não, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabe, é o mesmo que carregares no botão do telecomando. Assume-se que esteja posicionado num sítio de onde conseguirá enviar o sinal de forma a chegar ao receptor (e estes aparelhos contam com vários LEDs IR para dispararem "em todas as direcções").

      Eliminar
    2. Ok, é tal como eu estava a pensar que seria. Digamos que é um aparelho "passivo" (mesmo MUITO útil) mas, relativamente 'preso' à antiguidade da própria tecnologia.
      Obrigado.

      Eliminar
  6. Vitor não pode ser de outra forma, o problema não está na concepção do HUB mas sim dos equipamentos que vais controlar.
    Eu no meu caso integro este equipamento ao assistente da Google e vai de ligar equipamentos com comandos de voz, acabas por ficar tão viciado pela facilidade em comandares tudo por voz, que quando estou em casas onde não exista este sistema implementado sinto que voltei ao início ou meio do século XX.
    Também vou encomendar um destes para experimentar, neste momento tenho equipamentos da Broadlink.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho um Broadlink (RM Pro+) que faz infravermelhos e RF (dá para comandar aparelhos nos 433Mhz) e juntamente com um Google Home até dá para abrir a porta da garagem quando se está a entrar na rua apenas falando para o telemóvel com o Assistente Google. Mas o software da Broadlink obriga a criar "scenes" para serem chamadas no Assistente da Google, que estraga um bocado a forma como temos de dizer as coisas, por ex "Ativate window blind down" para descer o estore. Entretanto sei que o Logitech Harmony Hub já tem uma integração mais coesa, mas não tem o controle de RF e custa bem mais que estes.
      Coincidencia, hoje tb vi nas release notes da App "Mi Home" que o gateway infravermelhos da Xiaomi passou a suportar mais linguas (só tinha chines e era impossivel de usar para quem não soubesse) mas nem sei se já tem a integração com o Google Assistant.

      Eliminar
  7. Já chegou, e tem uma funcionalidade simples que faz toda a diferença. O DYI, como o aparelho também tem receptor de IR, consegues criar os comandos que quiseres se tiveres o comando original de qualquer aparelho.

    ResponderEliminar