2019/01/14

Hyundai Elevate antevê veículo todo-terreno que pode "caminhar" sobre obstáculos


A roda revolucionou os sistemas de transporte, mas agora a Hyundai quer dar - literalmente - um novo passo para o futuro, com um veículo que mantém as rodas mas é também capaz de se elevar e caminhar sobre todo o tipo de terreno e obstáculos.

Tendo um aspecto de cápsula futurista, o Hyundai Elevate pode funcionar de forma idêntica à de um veículo de quatro rodas; no entanto a sua versatilidade advém do facto das rodas estarem montadas em braços (pernas) robóticos que ampliam drasticamente sua gama de movimentos.

Num modo mais simples, os braços podem funcionar como suspensão activa, mantendo o veículo nivelado ao atravessar desníveis. Mas a parte interessante surge quando se depara com obstáculos ou terreno que seriam intransponíveis para um veículo com rodas. Aí o Elevate tem a capacidade para se elevar e caminhar sobre todo o tipo de terreno - e com diversos tipos de passada, quer inspirado em répteis, quer em mamíferos.




Esta é a intenção... mas por agora a tecnologia para tal mostra uns primeiros passos bem mais tímidos.


Eventualmente, poderá ser o tipo de veículo que no futuro se envie para explorar planetas onde a superfície tenha áreas pouco adequadas para veículos "rolantes".

1 comentário:

  1. Um veículo destes para poder "caminhar" ou ultrapassar grandes obstáculos teria de ter 6 pernas, com 4 tornar quase impossível, fica super lento e desconfortável para quem nele viaja, pois para equilibrar o peso em 3 pernas é preciso contorcer-se todo ao com o peso do veículo mais ainda com o peso irregular dos passageiros, não é coisa que se faça se forma nivelada e rápida como mostra no vídeo publicitário que parece que foi feito há uma década. O segundo vídeo do protótipo é bem mais esclarecedor.

    ResponderEliminar