2019/01/07

Como instalar manualmente o Android 9 Pie no Asus ZenFone 5


A actualização com o Android 9 Pie para o Asus ZenFone 5 já está oficialmente disponível desde 20 de Dezembro, mas uma vez que até ao momento ainda não tinha chegado à nossa unidade de testes, aproveitamos a oportunidade para mostrar como se pode fazer a actualização manual do sistema.



Ao verificar ser exista uma actualização disponível, a resposta foi negativa, pelo que a alternativa passou a ser o método manual.



O nosso ZenFone 5 mantinha-se com o Android 8.0 com patches de segurança de Outubro.



Acedemos ao site da Asus e efectuámos o download do ficheiro com a actualização.



Terminado o download, é necessário mover o ficheiro para a raiz do armazenamento interno (com um gestor de ficheiros). Após efectuarem esta operação, devem reiniciar o smartphone.


Terminado o processo de arranque, o ZenFone 5 detecta a existência da actualização, e faz surgiruma notificação a perguntar se a querem instalar. O smartphone reinicia-se para efectuar a instalação do update, e finalizado este processo, ficam com o Android 9 Pie a correr no ZenFone 5. Simples e prático.


Uma das novidades disponibilizada com o Android 9 Pie, é a navegação por gestos, a qual substitui a barra navegação.


No Android disponibilizado pela Google, esta opção está disponível no separador "sistema" nas definições, mas a Asus, tal como outras marcas, faz parte do grupo que complica a vida aos utilizadores adoptando uma estrutura diferente nas definições.


Depois de uma rápida pesquisa no Google lá descobri onde é que se escondia essa opção: devem aceder nas definições a "Ecrã-barra de navegação", local onde podem optar por uma de duas modalidades, uma disponibilizada pela Asus e uma segunda, desenvolvida pela Google.


Se activarem a segunda opção, ficam sem o botão que dá acesso directo às aplicações em segundo plano, com esta opção a passar a estar disponível através da execução de um gesto de deslizar.


Embora para a maioria dos utilizadores a opção mais natural seja aguardar até que a actualização chegue automaticamente ao seu smartphone, quem não tiver paciência para isso pode tratar do assunto pelas suas próprias mãos.

5 comentários:

  1. Eu fiz essa atualização manual ontem no meu zenfone 5 no site oficial da Asus. Mesmo assim eu irei receber a atualização oficial do Android 9 pie?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo fazendo manualmente, a instalação é oficial (e receberás as próximas via OTA que ficarem disponíveis).

      Eliminar
    2. Nossa, muito obrigado pela ajuda Carlos.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Recebi ontem via OTA e correu tudo 5*

    ResponderEliminar