2019/01/07

Notícias do dia

A Box do MEO começa a mostrar publicidade nos menus; Elon Musk mostra Starship e Crew Dragon da SpaceX; Tesla Model 3 recupera de derrapagem sem intervenção do condutor; Huawei P30 poderá fazer regressar ficha dos headphones; maior navio em LEGO tem 2.5 milhões de peças e pesa 2800 kg; o criativo rap dos zeros da Siri; marcamos no calendário os principais acontecimentos astronómicos de 2019; utilização de smartphones por crianças sem efeitos nocivos comprovados; e o RGPD dá multa de 400 mil euros ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já foram publicados os vencedores do nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas - mas caso não tenham ganho nada, não se preocupem que amanhã regressam os nossos passatempos habituais e voltam a ter nova oportunidade.

Apple abre filmes e séries do iTunes às TVs da Samsung



A quebra nas receitas da Apple tem levado muitos analistas a dizerem que a Apple tem que acelerar a transição para os serviços, e podemos estar a assistir a uma vertente disso mesmo. As Smart TV da Samsung (de 2019 e 2018 - estas últimas após actualização do firmware) vão ter acesso aos filmes e séries no iTunes da Apple.

Estes televisores da Samsung irão também suportar o mais recente AirPlay 2 da Apple, para a exibição de conteúdos a partir de iPhones e iPads; e a Apple também fez questão de frisar que a Samsung não poderá fazer o tracking das actividades dos utilizadores no que diz respeito ao que virem no iTunes.


HP lança primeiro monitor Quantum Dot em vidro


A HP decidiu aplicar ao seu monitor Pavilion 27 a mesma tecnologia Quantum Dot que a Samsung tanto apregoa nos seus televisores QLED. A diferença é que a HP aplicou os quantum dots directamente no vidro, em vez de o fazer numa película intermédia, como tem sido feito pelos outros fabricantes.

Devido a isso, a HP promete que as imagens são mais nítidas que nunca, embora com isso também se sofra dos problemas de maior reflectividade do vidro, para quem quiser trabalhar em ambientes bastante iluminados. Este monitor mantém uma espessura de apenas 6.5mm - excepto na parte inferior, onde ficam as fichas de  ligação, e tem um preço anunciado de $399.


HP lança monitor 4K de 65" com G-Sync



Para quem procura um monitor de maiores dimensões (muito maiores!) a HP criou o Omen X Emperium. Um monitor 4K que integra a família Big Format Gaming Displays da Nvidia, que é uma forma de dizer que podemos contar com suporte G-SYNC e HDR, e frequências de até 144Hz para sessões de jogos em formato de luxo.

Este monitor também conta com tecnologia Quantum Dot, e vem com as mesmas capacidades de uma box Shield TV integrada directamente no ecrã. O preço é aquele que se esperaria de um monstro destas dimensões: 4999 dólares.


Samsung mostra ecrãs micro LED no CES



Depois do impressionante "The Wall" de 219", este ano a Samsung mostra no CES um ecrã micro LED mais compatível com a utilização doméstica, com "apenas" 75". Importa relembrar que estes ecrãs são modulares, e isso significa que há todo um novo horizonte de possibilidades a nível dos tamanhos e formas que se podem criar.

Por exemplo, poderá ser possível criar um ecrã ultra-panorâmico 32:1, ou criar uma janela virtual de formato 1:1. O que falta saber é que tipo de preço estes módulos / ecrãs irão ter - e se será possível ao utilizador final "ampliar" o seu ecrã. Seria uma excelente proposta, podermos comprar um ecrã de 75" agora, sabendo que no futuro o poderíamos expandir para um tamanho superior comprando módulos adicionais. :)


Samsung Exynos Auto V9 suporta até 12 câmaras e será usado pela Audi em 2021



Para além dos smartphones e tablets, há muitas outras áreas que esperam tirar o máximo partido da evolução que os chips ARM têm tido. Por isso mesmo a Samsung criou uma linha dos seus chips destinada especificamente para o segmento automóvel, e o seu mais recente e evoluído Exynos Auto V9 já tem clientes à espera.

O Samsung Exynos Auto v9 será fabricado num processo de 8nm e conta com o oito núcleos Cortex.-A76 de 2.1GHz para além de muito hardware dedicado a certas funções. Por isso mesmo este chip pode suportar até 6 ecrãs e 12 câmaras simultaneamente, para além de contar com acelerador NPU, processador de som de alta-fidelidade, GPU Mali G76, e um núcleo de processamento independente para funções de segurança. A Audi irá utilizá-lo no seu novo sistema de infotainment que deverá chegar ao mercado nos veículos de 2021.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)