2019/01/21

Machinima desaparece do YouTube e elimina anos de vídeos


Estamos habituados a pensar que tudo o que está na internet estará para sempre disponível, mas nem sempre é assim, como a remoção do popular canal Machinima do YouTube demonstra.

O Machinima nasceu no início do século, inicialmente dedicado à criação de vídeos feitos usando jogos, e crescendo ao longo dos anos até se tornar num dos mais populares canais no YouTube. O seu foco foi-se diversificando, tornando-se num canal mais abrangente relacionado com a área do gaming, e que veio a culminar com a sua aquisição por parte da Warner Bros. O ano passado (2018), a AT&T comprou a Time Warner e transferiu a gestão do Machinima para a Otter Media, que foi responsável por esta polémica decisão.

Sem qualquer pré-aviso ou explicação, a Otter Media passou todos os vídeos do Machinima no YouTube para privados.



Depois de interrogada, a Otter Media diz que continua empenhada em dar um bom uso ao que o nome Machinima representa, mas que pretenderá fazê-lo em novas plataformas e não no YouTube - uma clara alusão de que, ao que tem sido o estilo de todos os grandes grupos e estúdios, pretende manter os seus conteúdos nas suas próprias plataformas. Seguramente tem dimensão para o fazer... mas penso que isso não lhes dá carta branca para simplesmente removerem anos de vídeos no YouTube, sem darem qualquer satisfação a mais de 12 milhões de subscritores do canal.

Não sei qual seria a ideia, mas assim, em vez de manterem 12 milhões de interessados que até poderiam ter sido convencidos a acompanhar estes conteúdos noutra plataforma, ganharam 12 milhões de utilizadores que ficaram com uma péssima imagem da atitude da AT&T e que mais depressa se reorganizarão em torno de outros canais no YouTube.

3 comentários:

  1. Por acaso ainda no outro dia vi um gajo no reddit que tava a colecionar tudo, não sei se conseguiu. foi no /r/datahoarder

    ResponderEliminar
  2. Cá esta o que eu dizia... Arriscamo-nos a obter uma sociedade digital (supostamente muito "evoluída") assente em pés de barro. :(

    ResponderEliminar