2019/01/22

Meizu prepara smartphone com câmara frontal sob o ecrã


A era dos ecrãs furados parece estar destinada a ser de curta duração, com a Meizu a estar prestes a revelar aquele que será o primeiro smartphone com câmara frontal invisível, escondida sob o ecrã.

Desde sempre que se soube que o recurso aos ecrãs com notch, recortados para acomodar a câmara frontal e demais sensores, se deveu apenas a limitações técnicas que a isso obrigavam. Desde então que se tem tentado reduzir a área recortada ao mínimo, com as últimas variantes a recorrerem apenas a um pequeno furo para a câmara. Sabíamos também que seria apenas uma questão de tempo até que algum fabricante desenvolvesse um sistema capaz de esconder a câmara frontal sob o ecrã, e é isso mesmo que a Meizu parece estar prestes a revelar.



Colocar uma câmara atrás de um ecrã não será propriamente novidade, uma vez que é isso que é feito por alguns sensores de impressões digitais no ecrã. A questão é saber o quanto isso irá interferir com a qualidade da imagem, para efeitos de fotografias e vídeo. Mesmo que se recorresse a um ecrã OLED transparente (o que para este caso não será propriamente uma necessidade) estamos a falar de graus de transparência de cerca de 40%, o que significa que uma câmara frontal perderia uma quantidade substancial de luz, com forte impacto na qualidade das imagens captadas. Ainda assim, pode ser um compromisso que muitos estejam dispostos a fazer, especialmente para quem não dá grande uso à câmara frontal - para além do eventual desbloqueio facial, que seguramente continuará a funcionar.

Temos que aguardar pela revelação oficial deste Meizu, e garantidamente não irão faltar muitos outros fabricantes a apressarem-se a seguir esta tendência que nos irá trazer ecrãs verdadeiramente full-screen, sem necessidade de notches nem de partes deslizantes para a câmara frontal.


Actualização: afinal os furos referiam-se apenas aos orifícios exteriores, sendo que o Meizu Zero continua a usar uma câmara frontal convencional.

1 comentário: