2019/01/20

Microsoft recomenda utilização de iPhones ou Android em vez de Windows Phones


Não será surpresa mas é sempre estranho ver uma empresa a recomendar produtos concorrentes: com o Windows 10 Mobile a entrar no último ano de suporte oficial (e tendo estado estagnado há vários anos), a Microsoft recomenda aos utilizadores que passem a utilizar Android ou iPhones.

Que as aspirações do Windows 10 Mobile no segmento dos smartphones estão mortas há muito, isso já se sabia (mesmo se continuam a haver algumas coisas que poderão deixar saudades), mas assim temos o reconhecimento oficial, para além de qualquer margem de dúvida, de que a própria Microsoft está consciente disso e resignada a que é uma guerra em que não vale a pena tentar evitar o inevitável.

Na página de suporte da Microsoft referente ao fim de vida do Windows 10 Mobile, em resposta a "o que deverão os clientes Windows 10 Mobile fazer agora?" a MS recomenda que passem a utilizar um smartphone Android ou um iPhone.


No fundo, acaba por ser apenas a oficialização de algo que já era sabido há muito, mesmo também se sabendo o enorme esforço (e investimento) que a MS fez para tentar fazer vingar o seu Windows Phone / Windows 10 Mobile - mas também sabotando essa mesma tentativa com algumas más decisões, que infelizmente repetiu por diversas vezes (a não actualização dos Windows Phone 7, repetida com a não actualização dos Windows Phone 8 para o Windows 10, como estava prometido; a par da desastrosa experiência do Windows RT, etc. etc.)

Não é coisa que tenha ditado o fim da MS (pelo contrário, se calhar até está melhor assim, tendo-se virado para os serviços)... mas sem dúvida que a MS poderia ter trazido coisas interessantes a este segmento, e contribuído para que tanto o Android e o iOS ficassem melhores por causa disso mesmo.

3 comentários:

  1. Uma pena, mas na minha opinião a grande falha foi a falta de markting, publicidade e afins, as pessoas não compram o que não conhecem e eles nunca mostraram o potencial do Sistema aos leigos, muito dos que esto dentro do assunto não conhecem quanto mais os publico mais genérico.
    Eu tenho dois Lumia 920 e sem duvida um excelente equipamento para a época e para agora, o som excepcional a camera de 8MP bem melhor que muitas de 12 actuais, e estamos a falar de um equipamento lançado em Novembro de 2012..
    O consumidor perde muito sem duvida!!

    ResponderEliminar
  2. Tendo em conta a qualidade dos serviços que a Microsoft tem para android (não possuo IOS) não ficamos a perder muito, antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
  3. O Serviços do Windows Phone nunca foram bons apesar de lamentar a perda de um player interessante nestas rivalidades.

    ResponderEliminar

[pub]