2019/01/14

Monitor Asus ProArt PA32UCX vem com local dimming de 1000 zonas


Para competirem com os OLEDs os LCDs têm recorrido a sistemas de local dimming, e a Asus eleva o número de zonas no seu mais recente monitor profissional ProArt PA32UCX.

Confesso que esperava que, em resposta aos ecrãs OLED, os fabricantes de LCDs há muito tivessem transitado para LCDs com local dimming, que recorrem a iluminação independente em diferentes áreas do ecrã para poderem ajustar a luminosidade em função de cada parte da imagem. Infelizmente, não tem sido o caso, com essa tecnologia a continuar reservada apenas para modelos de topo, tanto nos televisores como nos monitores. Um desses casos é este monitor da Asus.

O ProArt PA32UCX é um monitor 4K de 32" de nível profissional, que conta com todas as características que se poderiam desejar, desde conectividade Thunderbolt 3 a suporte para espaços de cor DCI-P3 e Rec. 2020, sem esquecer o suporte HDR com HDR10 e HLG (a Asus diz que o monitor supera os requisitos do DisplayHDR 1000 da VESA, com luminosidade que pode chegar às 1200 cd/m²). Mas o seu elemento de destaque é contar com uma matriz de 1000 zonas de local dimming - valor que se torna mais relevante quando se considera que a maioria dos ecrãs com local dimming actuais se ficam pelas 384 zonas

Isto quer dizer que este monitor será capaz de acompanhar as diferenças de luminosidade com muito maior detalhe do que outros monitores com local dimming, minimizando parcialmente as diferenças para um monitor OLED... sem a preocupação da questão da retenção de imagem que potencialmente ainda assombrará a sua utilização em aplicações como monitor, com conteúdos estáticos em várias parte do ecrã.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)