2019/01/01

New Horizons chega a Ultima Thule


Depois de ter passado por Plutão em 2015 e revelado as mais detalhadas imagens sobre o mais distante planeta do sistema solar, a New Horizons vai agora ainda mais longe, passando pelo mais distante objecto a ser explorado, chamado Ultima Thule.

Com cerca de 30 km e uma forma bastante irregular, Ultima Thule faz parte dos milhões de objectos que compõem a cintura de Kuiper e a visita da New Horizons ajudará a compreender melhor a sua composição e existência.

Situado a cerca de 6.5 mil milhões de quilómetros, a sonda passará a "somente" 3500 km deles - o que equivale a um "voo rasante" - após o qual, se tudo correr bem, começarão a ser enviados os dados recolhidos. Um processo que irá demorar bastante tempo - 20 meses, pelo menos - considerando que a esta distância a sonda consegue enviar dados a uma velocidade de apenas 1kbps. Para dar uma ideia, uma imagem de 1MB demorará mais de 2 horas a ser transmitida... Sendo que a recepção da primeira imagem após esta passagem é esperada para quarta-feira.


[uma das imagens de Ultima Thule captada antes da passagem]



Caso tudo corra bem, a New Horizons ainda terá 11 kg de combustível que poderá ser utilizado para ir espreitar outro objecto que esteja ao seu alcance.






Actualização: e aqui está a primeira foto tirada "de perto"! :)

2 comentários:

  1. Carlos, há uma gralha. O objeto não se encontra a 6.5 biliões de quilómetros da Terra mas sim a 6,5 mil milhões de quilómetros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigido... Como era de um site inglês pensei que já usassem a designação europeia. Afinal não.

      Eliminar