2019/01/22

NM Card da Huawei com desempenho idêntico aos micro SD


Na família Mate 20 a Huawei trocou os micro SD por um novo formato NM Card, e os primeiros benchmarks revelam que não há benefícios em termos de desempenho.

A Huawei poderá ter-se antecipado demasiado ao querer forçar a adopção de um novo formato de cartões de memória antes de ter sido aceite como standard (bem sabemos que as tecnologias proprietárias raramente resultam a longo prazo - veja-se o caso dos Memory Stick da Sony), e embora possa representar uma valiosa poupança de espaço, a nível de desempenho não parecem haver melhorias significativas face ao tradicionais microSD.


Benchmarks realizados nos primeiros NM Cards (da Toshiba) revelam velocidades de 70-80MB/s em leitura e escrita, em linha com que se pode obter com cartões microSD.


É certo que a Huawei está no seu direito de querer evoluir os cartões para um formato ainda mais compacto que os microSD, tal como a indústria fez para os cartões nano SIM. A diferença é que nos nano SIM isso foi feito com o acordo de toda a indústria; e aqui falta ver se a Huawei conseguirá fazer com que este passo se venha a tornar no futuro sucessor standard dos micro SD... Até que isso fique clarificado, torna-se complicado recomendar a utilização destes cartões  (embora quem quiser expandir os seus Mate 20 não tenha alternativa senão fazê-lo...).

1 comentário:

  1. e o preço também é bastante mais caro que MicroSD .. ma jogada da huawei .. anterar um standard para formato proprietário que não oferece vantagens nenhumas.. eu so vejo desvantagens a comercar pelo preço...

    ResponderEliminar