2019/01/19

Primeiras novidades sobre o Android Q da Google


Enquanto a maioria dos utilizadores ainda espera a chegada da actualização para o Android 9 Pie, a Google -como não poderia deixar de ser- já está a trabalhar no desenvolvimento da próxima versão e já se vão descobrindo algumas das novidades desse futuro Android Q.

Foi mais uma vez o XDA Developers, quem partilhou aquelas que são as primeiras grandes novidades sobre a próxima versão do Android (Q). Uma das novidades é o tema escuro, algo que já andou a circular anteriormente mas acabou por não chegar à versão final do Android. É uma funcionalidade bastante útil, até porque permite desde logo poupar bateria nos equipamentos com ecrã OLED, além de possibilitar uma experiência de utilização menos cansativa para os olhos - e que poderá chegar com uma opção que até força apps que não tenham sido preparadas para isso, a adoptar o modo "escuro".

A interface das permissões vai novamente sofrer alterações, com opções que podem ser permitidas apenas enquanto a app está a ser executada em primeiro plano; e as opções de developers ganham novas funcionalidades, com destaque para a opção que permite gravar o que está no ecrã (mais uma vez, algo que já é disponibilizado por algumas marcas).

Um modo desktop é outra das novas opções, se bem que neste caso temos apenas uma referência "force desktop mode" nas opções de desenvolvimento. Na descrição desta funcionalidade, é apresentada a uma descrição que aponta para algo semelhante ao Dex da Samsung ou EMUI Desktop da Huawei. Tendo em conta a capacidade de processamento actualmente disponibilizada pelos tablets e smartphones, poder utilizar um segundo ecrã de grande dimensão, é algo que permitirá potenciar outros tipos de utilização do smartphone, nomeadamente em ambiente empresarial.

Mas há muitos outros detalhes interessantes, que podem espreitar no vídeo que se segue.


1 comentário: