2019/01/11

Spam via pedidos de dinheiro no PayPal


Não se pode negar a criatividade das pessoas envolvidas nas campanhas de spam, que desta vez me surpreenderam com spam feito através dos pedidos de dinheiro no PayPal.

Um salto à pasta do spam mostra-nos que não há falta de empresas a recorrerem a esses métodos para tentarem enganar os mais incautos - e, de forma indirecta, também o enorme mercado que existe com a troca e venda dos nossos dados, neste caso os emails. Mas, há sempre quem esteja a procurar novas formas de se fazer notar e de escapar aos filtros de detecção de spam, e recentemente foi isso que me chegou à inbox do Gmail.

Em vez da ocasional mensagem de spam enviada directamente que passe nos filtros (o que é extremamente raro) tratava-se de uma mensagem de pedido de dinheiro via PayPal, com a mensagem de spam na sua descrição.

É de ficar pasmado com o descaramento destas pessoas, que neste caso já nem se limitam a enviar spam, como enviam logo o pedido de dinheiro para que algum utilizador descuidado pague (será que há mesmo quem aceite pagar por algo assim!?!) Mas, tendo já visto o tipo de burlas em torno do sistema de registo de marcas, não posso dizer que seja algo que me surpreenda.

Não menos absurdo é que, tendo sido enviado para um dos meus emails que nem sequer está associado a uma conta PayPal, não existe forma directa de reportar a situação - coisa que tive que fazer no PayPal através do contacto "genérico". Vou ver que tipo de resposta o PayPal irá dar a esta "reclamação"... e espero que a táctica não se espalhe... que o tempo já é pouco para lidar com os emails legítimos do dia a dia.

1 comentário:

  1. É uma autêntica "pescaria".
    Entre tantos milhares de solicitações enviadas, basta que algumas dezenas cumpram a sua função para gerar lucro efetivo.

    ResponderEliminar